WEC: Toyota desclassificada por irregularidades

19/08/2018

Depois de Giamaria Bruni e Richard Lietz (Porsche 911 RSR GTLM Pro) terem sido desclassificados e perdido o segundo lugar na categoria GTE LM Pro, devido ao carro ter-se apresentado nas verificações 2 mm abaixo da altura mínima regulamentar, eis que nova “bomba” caiu após as verificações técnicas do carros da categoria LMP1. Devido a irregularidades nos blocos de titânio que estão no fundo plano dos carros.

Segundo o relatório dos comissários técnicos, no carro numero 8 “os patins deformaram 6mm do lado esquerdo e 8 mm do lado direito sob os especificados 2500 Newton de pressão.” Já no carro numero 7, a deformação sob a mesma carga foi de “9 mm em todo o ‘skid block’.

A Toyota argumentou que esta situação se deveu a acidentes que os dois carros sofreram, mas os comissários técnicos não aceitaram essa justificação. Os comissários não tinham nenhum relatório de incidentes com os dois Toyota, a equipa insistiu que ambos os carros saíram várias vezes de pista e por isso existia essa deformação.

No seu relatório final, os comissários a referirem que um carro da disciplina deverá ser feito de forma a resistir a todos os rigores de uma corrida de seis horas.

José Manuel Costa/Autosport