De resto, poderíamos aqui falar deste ou doutro pilotos, os mais e os menos favoritos, mas desta feita começamos de forma diferente. Vamos falar de batedores, ouvreurs’ como dizem os franceses. Numa prova como o Rali de Monte Carlo, estes elementos têm uma grande importância no sucesso ou insucesso dos pilotos, já que em mais lado nenhum no WRC (a não ser que as condições meteorológicas sejam diametralmente opostas) os pisos correm o risco de nada ter a ver com o momento dos reconhecimentos.
A passagem nos troços até duas horas antes do início de cada troço leva a que esse ajuste final nas notas seja o mais fidedigno possível para os pilotos, e mesmo assim, por vezes há mudanças que surpreendem as equipas. Simon Jean Joseph, batedor de Sébastien Ogier revelou que o ano passado houve um troço em que ajustou notas em todas as curvas duma especial e este trabalho é duma importância enorme para os ‘seus’ pilotos.
Os ‘anjos da guarda’ dos pilotos este ano são. Na Ford, Sébastien Ogier (Simon Jean Joseph); Elfyn Evans (o pai Gwyndaf Evans); Bryan Bouffier (Pascal Enjolras). Na Hyundai, Andreas Mikkelsen (Bernt Kollevold), Thierry Neuville (Bruno Thiry), Dani Sordo (Enrique Ojeda). Toyota: Jari-Matti Latvala (Toni Gardemeister), Esapekka Lappi (Juho Hänninen) e Ott Tänak (Martin Kangur); Citroën: Kris Meeke (Stephen Whitford) e Craig Breen (Mikko Hirvonen).
Este ano o rali realiza-se uma semana mais tarde, não vai faltar neve e gelo, leia-se um Monte Carlo “comme il faut”.
Em termos de pilotos, regista-se apenas o terceiro carro oficial da Ford para Bryan Bouffier, e na Hyundai, Hayden Paddon não vem este ano, já que na divisão do terceiro carro, este rali é para Dani Sordo. A Citroën, como se sabe, só terá dois carros este ano, eventualmente com algumas exceções, como na Suécia, em que vão contar com Mads Ostberg.Há seis equipas no WRC2. A Skoda Motorsport participa com Jan Kopecky, a M-Sport tem dois carros para Eric Camilli e Teemu Suninen. Há também quatro carros no WRC3. Por fim, três nos R-GT, todos Fiat Abarth 124. Kalle Rovanpera e Ole Christian Veiby estão entre os pilotos não registados no WRC2, disputando o Monte Carlo só para aprender.
Os fornecedores de pneus, este ano a Michelin, DMack e Pirelli, podem disponibilizar quarto tipos de pneus, (asfalto macio/super macio/inverno com e sem pregos), todos montados em jantes de 18 polegadas. Este é o único evento do campeonato que permite quatro tipos de pneus diferentes.
Martin Holmes
4ª Feira, 24 de janeiro | |||
Shakedown (Gap) | 3.35 km | 15:00 | |
5ª Feira, 25 de janeiro (1ª Etapa) | |||
PE1 | Thoard – Sisteron | 36.69 km | 20:43 |
PE2 | Bayons – Bréziers 1 | 25.49 km | 21:51 |
Assistência | Flexi Service A – Gap – 45+3 Min | 22:56 | |
6ª Feira, 26 de janeiro (2ª etapa) | |||
Assistência | Service B – Gap – 15+3 Min | 7:00 | |
PE3 | Vitrolles – Oze 1 | 26.72 km | 7:51 |
PE4 | Roussieux – Eygalayes 1 | 30.54 km | 9:04 |
PE5 | Vaumeilh – Claret 1 | 15.18 km | 10:37 |
Assistência | Service C – Gap – 30+3 Min | 11:52 | |
PE6 | Vitrolles – Oze 2 | 26.72 km | 12:58 |
PE7 | Roussieux – Eygalayes 2 | 30.54 km | 14:11 |
PE8 | Vaumeilh – Claret 2 | 15.18 km | 15:44 |
Assistência | Flexi Service D – Gap – 45+3 Min | 16:49 | |
Sábado, 27 de janeiro (3ª Etapa) | |||
Assistência | Service E – Gap – 15+3 Min | 5:57 | |
PE9 | Agnières-en-Dévoluy – Corps 1 | 29.16 km | 7:08 |
PE10 | Saint-Léger-les-Mélèzes – La Bâtie-Neuve 1 | 16.87 km | 8:16 |
Assistência | Service F – Gap – 30+3 Min | 9:31 | |
PE11 | Agnières-en-Dévoluy – Corps 2 | 29.16 km | 10:57 |
PE12 | Saint-Léger-les-Mélèzes – La Bâtie-Neuve 2 | 16.87 km | 12:08 |
Assistência | Service G – Gap – 30+3 Min | 13:23 | |
PE13 | Bayons – Bréziers 2 | 25.49 km | 15:09 |
Assistência | Service H – Gap – 45+3 Min | 16:29 | |
Domingo, 28 de janeiro (4ª Etapa) | |||
4. etapa | |||
PE14 | La Bollène-Vésubie – Peïra-Cava 1 | 18.41 km | 7:32 |
PE15 | La Cabanette – Col de Braus 1 | 13.58 km | 8:08 |
PE16 | La Bollène-Vésubie – Peïra-Cava 2 | 18.41 km | 19:00 |
PE17 | La Cabanette – Col de Braus 2 [Power Stage] | 13.58 km | 11:18 |
Hora portuguesa |