WRC/Rali da Córsega: Tudo a postos para o arranque

06/04/2018

O shakedown do Rali da Córsega pouco deixou perceber quanto ao que pode ser esta prova, já que a presença de muita lama na estrada, que foi piorando ao passo que os pilotos foram passando, não permitiu sequer que nas restantes passagens os registos melhorassem, como é habitual, pelo que teremos que esperar pelo dia de amanhã para perceber melhor a correlação de forças.

No shakedown de hoje, Kris Meeke foi o mais rápido, com uma vantagem de 2.2s sobre o Hyundai i20 WRC de Andreas Mikkelsen.

As tempestades da tarde de quarta-feira ‘garantiram’ que a lama fosse arrastada para as estradas assim que os pilotos começassem por cortas as bermas e os tempos obtidos refletiram isso mesmo. Todos, com exceção de Sébastien Loeb, registaram o seu melhor tempo na sua primeira passagem:

“Foi um shakedown muito complicado, com condições muito húmidas, por causa da chuva de ontem. O meu ritmo foi muito bom e, embora o tempo não seja importante, eu estou contente com o carro ”, disse Meeke, que liderou o rali do ano passado até abandonar com problemas no motor do C3 WRC:

“Em condições mais secas, todos podem confiar muito mais na aderência. O rali parece que vai ser mais seco e estas foram condições únicas, que provavelmente não vamos ver durante a prova.”

Andreas Mikkelsen foi o melhor do trio de carros da Hyundai. O norueguês parou o cronómetro 0,8s antes de Thierry Neuville, com o espanhol Dani Sordo, 0,5s mais atrás.

O líder do campeonato, Sébastien Ogier, foi quinto, com Elfyn Evans, seu companheiro de equipa na M-Sport, em sexto. Enquanto a maioria completou apenas o mínimo de três passagens, Evans fez seis, permitindo que Phil Mills, substituto do lesionado Dan Barritt, tivesse mais oportunidades de se adaptar à nova vida, que conhece muito bem, mas já está um pouco ‘enferrujado’.

O rally começa na Place Saint-Nicolas de Bastia com previsão de sol para o resto do fim de semana, os troços devem secar, e as condições das estradas deverão permanecer consistentes em todo o lado.

Tempos
1 Kris Meeke Citroën C3 4min 00.8s
2 Andreas Mikkelsen Hyundai i20 + 2,2s
3 Thierry Neuville Hyundai i20 + 3,0s
4 Dani Sordo Hyundai i20 3,5s
5 Sébastien Ogier Ford Fiesta + 4,3s
6 Elfyn Evans Ford Fiesta + 5,3s
7 Sébastien Loeb Citroën C3 + 5,6s
8 Ott Tänak Toyota Yaris + 7,1s
9 Jari-Matti Latvala Toyota Yaris + 7,7s
10 Esapekka Lappi Toyota Yaris + 7,8s

Horário (hora de Portugal continental)

DIA 2 – SEXTA-FEIRA, 6 ABRIL
07h00: Partida de Bastia – Place Saint Nicolas
07h40: Assistência A (Aeroporto de Bastia – 15′)
08h50: ES 1 – La Porta/Valle di Rostino 1 (49,03 km)
10h09: ES 2 – Piedigriggio/Pont de Castirla 1 (13,55 km)
12h47: Assistência B (Aeroporto de Bastia – 30′)
14h12: ES 3 – La Porta/Valle di Rostino 2 (49,03 km)
15h31: ES 4 – Piedigriggio/Pont de Castirla 2 (13,55 km)
18h01: Assistência Flexi C (Aeroporto de Bastia – 45′

DIA 3 – SÁBADO, 7 ABRIL
05h10: Partida e Assistência D (Aeroporto de Bastia – 15′)
06h37: ES 5 – Cagnano/Pino/Canari 1 (35,61 km)
08h18: ES 6 – Désert des Agriates 1 (15,45 km)
10h08: ES 7 – Novella 1 (17,39 km)
12h31: Assistência E (Aeroporto de Bastia – 30′)
14h21: ES 8 – Cagnano/Pino/Canari 2 (35,61 km)
16h02: ES 9 – Désert des Agriates 2 (15,45 km)
17h39: ES 10 – Novella 2 (17,39 km)
19h10: Assistência Flexi F (Bastia airport – 45′)

DIA 4 – DOMINGO, 8 ABRIL
06h00: Partida e Assistência G (Aeroporto de Bastia – 15’)
08h23: ES 11 – Vero/Sarrola/Carcopino (55,17 km)
11h18: ES 12 – Pénitencier de Coti-Chiavari (16,25 km)
12h33: Final do Rali (Ajaccio, avenue de Paris)
14h00: Pódio (Ajaccio, place du Diamant)