WTCC arranca: Será desta, Tiago Monteiro?

05/04/2017

O Campeonato do Mundo de Carros de Turismo inicia a temporada de 2017 sob o signo da incógnita, já que depois da saída da Citroën a Honda surge como favorita, mas com a promessa de uma forte concorrência, mediante o que se viu nos testes de pré-temporada…

Já se sabia que a nova época, que agora vai começar em Marraquexe, seria marcada pela ausência da Citroën, mas isso não significa que o interesse esteja arredado deste ‘novo’ WTCC. Se é certo que nunca é bom perder o envolvimento oficial de um construtor, também é claro que favoritos ao êxito não faltam. Para muitos este será o ano onde a Honda pode aproveitar o facto da Citroën não estar em ‘campo’. Mas a verdade é que os ensaios de pré-época mostraram um Rob Huff capaz de ‘estragar a festa’ a Tiago Monteiro e a Norbert Michelisz, curiosamente os seus ex-companheiros de quando este esteve na equipa nipónica. O britânico tem a experiência e o talento para tirar o melhor partido de um C-Elysée que já foi ‘oficial’ em 2016, e apesar da estrutura da Münnich Motorsport ser incomparavelmente mais pequena que as dos construtores por onde passou, há que contar com ’Huffy’. Também não é despiciente a forte ligação entre a marca do ‘double chevron’ e a Sebastien Loeb Racing, que poderá ser um importante trunfo para Mehdi Bennani e Tom Chilton durante esta temporada. A Honda trabalhou para melhorar o Civic em vários aspetos, nomeadamente em termos de motor – apontado como um dos pontos fracos do carro de 2016 – e de aerodinâmica. Ainda que se tenha de ter em conta que, contrariamente aos seus adversários, o carro japonês tem a desvantagem de ser um modelo de dois volumes, que está longe de ser a configuração ideal para um carro de corridas de turismo. Fica a questão também de se saber se Ryo Michigami pode ajudar a equipa, sobretudo porque o japonês tem mais experiência em corridas de GT e de monolugares. Depois há uma Volvo que também testou intensamente durante o inverno para desenvolver ainda mais o S60 da equipa Cyan Polestar, onde Thed Björk não deverá ser o único piloto em quem a marca sueca pode confiar. Agora entrou ‘a bordo’ o experiente Nicky Catsburg – que tão boa conta de si deu ao serviço da Lada – e um Néstor Girolami que possui grande experiência nas corridas de Turismos e poderá ajudar a marca escandinava a evoluir.

Os Chevrolet Cruze são agora uma ‘espécie em extinção’ no WTCC. E será ainda mais complicado a Tom Coronel aproveitar qualquer deslize para fazer algum brilharete aos comandos do carro da ROAL Motorsport. Mas o holandês não é pessoa de desistir e tentará pelo menos marcar pontos sempre que isso for possível. Entre os ‘out-sider’, o destaque vai para duas ‘caras novas’; Esteban Guerrieri e Yann Ehrlacher. O argentino aos comandos do Chevrolet Cruze da Campos Sport e o francês com um Lada Vesta inscrito pela RC Motorsport. Do sul-americano se pode dizer que depois de uma carreira em monolugares ganhou experiência em corridas de turismos nos TC2000 sendo uma incógnita o que fará, enquanto que do jovem gaulês – sobrinho de Yvan Muller – se fala muito bem. Uma última palavra para a novidade prometida para este ano, a ‘joker lap’, que quase ficava ‘guardada na gaveta’, uma vez que esse tipo de bónus – que se tornou famoso nas provas de rallycross – não será utilizado em todas as provas. Aliás, para já só vai ser estreado em Vila Real, porque as condições existentes no traçado de Marraquexe não permitem a sua introdução na prova de abertura da temporada.

CALENDÁRIO

Data/Evento/Circuito

7-9 Abril Marrocos Marraquexe
28-30 Abril Itália Monza
12-14 Maio Hungria Hungaroring
25-27 Maio Alemanha Nürburgring
23-25 Junho Portugal Vila Real
14-16 Julho Argentina Termas de Rio Hondo
13-15 Outubro China Ningboo
27-29 Outubro Japão Motegi
17-19 Novembro Macau Circuito da Guia
LISTA DE INSCRITOS
# Piloto Equipa Carro
3 Tom Chilton Sebastien Loeb Racing Citroën C-Elysée
5 Norbert Michelisz Castrol Honda WTCC Team Honda Civic
8 Aurélien Panis Zengö Motorsport Honda Civic
9 Tom Coronel Roal Motorsport Chevrolet Cruze
10 Nicky Catsburg Polestar Cyan Racing Volvo S60
12 Rob Huff All-Inkl.com Münnich Motorsport Citroën C-Elysée
18 Tiago Monteiro Castrol Honda WTCC Team Honda Civic
25 Mehdi Bennani Sebastien Loeb Racing Citroën C-Elysée
27 John Filippi Sebastien Loeb Racing Citroën C-Elysée
34 Ryo Michigami Castrol Honda WTCC Team Honda Civic
61 Néstor Girolami Polestar Cyan Racing Volvo S60
62 Thed Björk Polestar Cyan Racing Volvo S60
63 Nicky Catsburg Polestar Cyan Racing Volvo S60
68 Yann Ehrlacher RC Motorsport Lada Vesta
86 Esteban Guerrieri Campos Racing Chevrolet Cruze
99 Dániel Nagy Zengö Motorsport Honda Civic

José Luís Abreu/AutoSport

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.