WTCC: Esteban Guerrieri vence primeira corrida

09/04/2017

O WTCC 2017 iniciou-se com um vencedor improvável, ainda que Esteban Guerrieri partisse para esta primeira corrida de Marraquexe da segunda fila da grelha de partida da segunda posição, por via da ‘pole-position’ a Yann Ehrelacher, que deu o primeiro lugar do ‘grid’ a Tom Coronel.

O holandês liderou a corrida durante as primeiras sete voltas, até os travões do Chevrolet Cruze sobreaquecerem. Saiu em frente numa das chicanes do Circuito Moulay El Hassan e ‘abriu caminho’ para o triunfo de Guerrieri, que nunca foi verdadeiramente ameaçado por Thed Björk, que foi segundo no melhor dos Volvo, diante do herói local Mehdi Bennani, que inicia a temporada com uma subida ao pódio.
Tiago Monteiro não arrancou mal, mas nunca conseguiu ultrapassar o seu companheiro Norbert Michelisz, e teve de se contentar com a sexta posição, com os dois pilotos da Honda a também nunca se mostrarem capazes de surpreender o segundo Volvo, que Nicky Catsburg levou ao quarto posto. Robert Huff era um dos favoritos, mas deixou de fazer parte da equação quando ficou sem direção assistida no seu Citroën C-Elysée, e perdeu quatro voltas nas boxes, provavelmente como resultado do toque que deu no Honda de Ryo Michigami, fazendo o japonês entrar em pião e atrasar-se.

A prova foi também marcada marcada inicialmente por dois acidentes que obrigaram à entrada do ‘safety car’ guiado por Bruno Correia. Um quando John Filippi ficou parado e o seu Citroën acabou por ser abalroado pelo Lada Vesta de Yann Ehrlacher que não conseguiu evitar o carro do seu compatriota. Outro pelo facto do Volvo S60 de Néstor Girolami também ter ficado na grelha, mas desta feita sem niguém tocar no carro do piloto argentino.

A segunda corrida vai iniciar-se dentro de momentos com Tiago Monteiro a partir do primeiro lugar da grelha e tem transmissão no Eurosport1.

Classificação

Corrida 1

1º Esteban Guerrieri (Chevrolet Cruze) 20 voltas
2º Thed Björk (Volvo S60) a 0,654s
3º Mehdi Bennani (Citroën C-Elysée) a 1,289s
4º Nicky Catsburg (Volvo S60) a 1m921s
5º Norbert Michelisz (Honda Civic) a 2,803s
6º Tiago Monteiro (Honda Civic) a 2,083s
7º Tom Chilton (Citroën C-Elysée) a 14,032s
8º Tom Coronel (Chevrolet Cruze) a 20,320s
9º Néstor Girolami (Volvo S60) a 20,814s