WTCR: Pepe Oriola vence primeira corrida no Slovakiaring

14/07/2018

Pepe Oriola venceu a primeira corrida do WTCR que se realiza este fim de semana na Eslováquia. O piloto espanhol arrancou do terceiro lugar da grelha, mas tanto ele quanto Aurélien Comte, no Peugeot 308TCR da DG Sport, DG Sport aproveitaram um má primeira volta de Gabriele Tarquini no BRC Hyundai. Oriola ascendeu ao segundo lugar, com Jean-Karl Vernay em terceiro, no Audi RS 3 LMS da WRT, com Tarquini a cair para o quarto lugar.

Contudo, Comte e o seu Peugeot não conseguiram suster Oriola e Vernay, que o passaram na segunda volta. Tarquini também passou o Peugeot de Comte, na terceira volta, enquanto Oriola aproveitou para construir uma pequena vantagem na frente da corrida face a Vernay. Na quinta volta a corrida foi suspensa, com a entrada do safety car depois do Audi de Frédéric Vervisch, da Comtoyou Racing ter parado na curva 10.

Apesar de não ter cumprido à risca os procedimentos de reinício de corrida, tendo sido por isso admoestado pelos Comissários Desportivos, Oriola manteve a liderança até final, terminando com um avanço de 1.734s face a Jean-Karl Vernay, num Audi. Um pouco mais atrás e a fechar o pódio ficou colocado Gabriele Tarquini (Hyundai), que recuperou o que pode de um mau início de corrida. Aurélien Comte, que chegou a passar pela dianteira da corrida, foi quarto na frente de Fabrizio Giovanardi (Alfa Romeo), que na fase inicial da corrida fez uma grande recuperação de 10º para sexto. Giovanardi passou o Honda da Münnich, de Yann Ehrlacher, à oitava volta e terminou a corrida a pressionar fortemente o Peugeot de Comte, com o francês a ter que lutar muito para manter a posição.

Os YMR Hyundai, vencedores em Vila Real, que foram excluídos da qualificação devido a excesso de pressão no turbo, recuperaram posições mas terminaram fora do top 10, com Yvan Muller a terminar em 12º e Thed Björk na 13ª posição. Norbert Michelisz progrediu pouco e desistiu a uma volta do fim da corrida. Boa corrida para a Comtoyou, Racing, com os três pilotos, Denis Dupont, Aurélien Panis e Nathanael Berthon nos dez primeiros.

Depois do acidente de Vila Real, os Volkswagen da Sébastien Loeb lutaram contra o peso máximo de compensação de 60 kg, na qualificação, com Rob Huff a terminar apenas em 19º e Mehdi Bennani em 21º. Ainda assim, Yvan Muller permanece na liderança do campeonato, mas agora apenas com cinco pontos de vantagem sobre Gabriele Tarquini, com Yann Ehrlacher em terceiro mais 12 pontos atrás.

Corrida 1
1 Pepe Oriola Cupra 11 voltas
2 Jean-Karl Vernay Audi +1.734
3 Gabriele Tarquini Hyundai +2.374
4 Aurélien Comte Peugeot +5.525
5 Fabrizio Giovanardi Alfa Romeo +5.773
6 Yann Ehrlacher Honda +7.357
7 Tom Coronel Honda +7.725
8 Denis Dupont Audi +8.190
9 Aurélien Panis Audi +8.993
10 Nathanaël Berthon Audi +9.813

José Luis Abreu/Autosport