WTCR: Primeira vitória de Norbert Michelisz, acidente ‘leva’ 9 carros

15/07/2018

Norbert Michelisz dominou por completo a derradeira corrida do WTCR no Slovakiaring, uma contenda marcada por um acidente que envolveu imensos carros, logo na primeira volta, e que levou a que ficassem fora de prova alguns dos protagonistas do WTCR. Entre eles o líder do campeonato, Gabriele Tarquini, que abriu caminho a Yvan Muller para este ascender ao comando da competição, mas a verdade é que no reinicio da corrida o francês do Hyundai viu soltar-se uma roda do seu carro, ficando igualmente fora de prova.

Desta forma, Norbert Michelisz assegurou a sua primeira vitória do ano – finalmente – com o piloto da BRC Racing a converter a sua pole position num triunfo fácil, terminando com cerca de dois segundo de avanço face ao Peugoet 308 TCR da DG Sport Peugeot pilotado por Aurelien Comte, que nunca conseguiu importunar verdadeiramente o húngaro.

Michelisz arrancou bem, colocou-se à margem de ataques, mas a corrida depressa foi interrompida pelo acidente da curva 3. Tudo sucedeu quando Gabriele Tarquini entrou pela ‘traseira’ do Honda Civic de Benjamin Lessennes, que entrou em pião e ‘levou’ consigo John Filippi (Cupra), Esteban Guerrieri (Honda). Este incidente gerou grnade confusão no pelotão, o Safety Car teve que intervir. Na volta antes do recomeço, Yvan Muller perdeu uma roda do seu Hyundai e saiu de pista, e a partir daí, Michelisz controlou por completo a dianteira da corrida, que teve apenas lutas para lá do segundo lugar. Michelisz e Comte entraram em velocidade de cruzeiro, mas logo atrás Frederic Vervisch (Audi) foi atacado ferozmente, especialmente na última volta, por Thed Bjork (Hyundai), que antes teve de se desenvencilhar do Alfa Romeo Giulietta de Fabrizio Giovanardi.

Com tudo o que se passou, Bjork progrediu de 19º para 5º, demorou a passar Giovanardi, e quando o conseguiu foi atrás de Vervisch, passando a meta em quarto, mas apenas com 0.039s atrás do seu adversário. O wildcard Petr Fulin foi quinto, na frente do segundo Alfa de Kevin Ceccon, que se estreou na Eslováquia.

José Luis Abreu/Autosport