WTCR: Thed Bjork ganha, Yvan Muller é novo líder

12/05/2018

Perdida a segunda corrida devido a um problema com o Hyundai i30 n TCR, o Campeão do Mundo de Turismos 2017, Thed Bjork, aproveitou da melhor maneira ter rubricado a “pole position” na segunda qualificação para a terceira manga e tornou-se no sétimo vencedor diferente em 2018.

O sueco esteve intratável e se na segunda das três voltas permitiu a aproximação de Frederic Vervisch (Audi RS3 LMS) tendo mesmo de se defender de um ataque forte do francês ainda na zona do circuito moderno, depois conseguiu esticar a vantagem para uma distância insuperável para o piloto do Audi da Comtoyou.

Na cabeça da corrida este foi o único momento mais forte, com Vervisch a trocar toques com Bjork, mas sem sucesso. Mais para trás, as lutas foram intensas ao longo das três voltas disputadas. Primeiro foi Norbert Michelisz (Hyundai i30 N TCR) a ser “enganado” por Yvan Mulker (Hyundai i30 N TCR). O piloto húngaro foi apertado pelo francês e acabou por dar um valente trambolhão na classificação do quarto para o 10º lugar. Depois de mais alguns toques no meio da confusão da largada, tivemos a luta entre Yann Ehrlacher (Honda Civic Type R TCR) e o tio Yvan Muller (Hyundai i30 N TCR), com o segundo a puxar dos galões mantendo atrás de si o jovem piloto da All-Inkl.com Munnich Motoirsport, até ao abandono deste por problemas mecânicos.

Mas para o final estava guardado o momento mais quente da corrida, quando Norbert Michelisz, na altura em 9º e sem possibilidade de subir na classificação, encontrou Robert Huff (VW Golf GTI TCR) em perda de posições devido a problemas com o sobreaquecimento do carro da Sebastien Loeb Racing. Os dois desemtenderam-se, Michelisz acertou em cheio no Golf de Huff, arrancou uma roda ao Hyundai e deixou o VW do britânico pior que o chapéu de um pobre. Contas feitas, ambos ficaram fora de prova e começam a estar longe da liderança do campeonato.

Destaque para a excelente prova assinada pelo jovem substituto de Tiago Monteiro, Benjamin Lessennes (Honda Civic Type R) que terminou num excelente quarto lugar, completando um resultado de conjunto muito interessante para a Boutsen Ginion Racing, pois Tom Coronel voltou a ser décimo classificado.

O top 10 acabou com Natanhael Berthon (Audi RS3 LMS) em quinto, Pepe Oriola (Cupra Leon TCR) no sexto lugar, Jean Karl Vernay (Audi RS3 LMS) a terminar em sétimo, com Medhi Bennanni (VW Golf GTI TCR) e o vencedor da corrida 2, Estaban Guerrieri (Honda Civic Type R TCR, penalizado em 10 segundos por uma ultrapassagem musculada a Norbert Michelisz) a serem oitavo e novo, respetivamente.

No final, Bjork confessou que “a velocidade do Audi em linha reta causou problemas, mas consegui manter uma vantagem que me colocava ao abrigo de ataques mais fortes, embora na segunda volta ele tenha feit um belíssimo trabalho e quase me passava na curva 3. Estava do lado certo e consegui defender a posição.”

No campeonato, os zero pontos obtidos por Gabriele Tarquini (não participou, sequer, na terceira corrida), fizeram-lhe perder o comando do campeonato, agora na posse de Yvan Muller com 137 pontos, mais 19 pontos que Tarquini, enquanto Thed Bjork, com os resultados do Nurburgring, chega ao terceiro lugar a 25 pontos do seu companheiro de equipa.

O WTCR regressa na próxima semana com mais uma jornada tripla, desta feita no circuito holandês de Zandvoort.

José Manuel Costa