WTCR: Vernay vence primeira corrida em Macau

17/11/2018

Jean-Karl Vernay venceu a primeira corrida do WTCR em Macau. Vernay aproveitou o cone de ar na volta de saída do Safety Car, seguindo o Hyundai i30N TCR de Yvan Muller e saltou para a liderança da corrida, não saindo dessa posição até ao fim da prova.

Rob Huff foi ultrapassado na largada por Yvan Muller, mas logo atrás surgiu Vernay, que chegou à segunda posição da corrida ainda antes da curva Lisboa. Gabriele Tarquini também esteve muito bem na partida e saltou para a quarta posição, com o seu colega de equipa Norbert Michelisz no quinto lugar.

Na primeira passagem pela curva Lisboa, Mehdi Bennani bateu e parou parte do pelotão, no entanto Kevin Ceccon não conseguiu travar a tempo e bateu no Volkswagen Golf de Bennani, danificando o Alfa Romeo e retirando-se da corrida. Poucos metros mais à frente, foi Denis Dupont que perdeu o controlo do seu Audi, aparentemente sozinho. Estes dois incidentes na primeira volta, obrigaram à entrada do Safety Car,

No recomeço, Vernay ultrapassou Muller pela liderança da corrida. Por sua vez, Muller teve também de defender a posição de Huff, que queria vencer pela décima vez em Macau. Os três pilotos envolveram-se numa luta animada, mas sem mais trocas até ao fim da corrida.

Gordon Shedden foi também protagonista de um acidente, ao bater nas barreiras e com o seu Audi atravessado na pista, sem permitir a passagem ao pilotos que vinham atrás de si. Devido a esta situação, foram mostradas bandeiras vermelhas.

Vernay não permitiu que o seu lugar fosse posto em causa por Muller e Huff, gerindo muito bem a potência do seu carro nas rectas, local onde os seus adversários podiam tentar uma ultrapassagem. Nas voltas finais Tarquini levantou mais o pé e perdeu o contacto com o trio da frente, mas sem nunca ter a sua posição em causa e com isso apenas perdeu 6 pontos no campeonato para Muller.

Michelisz foi quinto, segurando atrás de si Esteban Guerrieri, que baixou para sexto na partida, Pepe Oriola e Timo Scheider. Luigi Ferrara fez uma boa corrida, terminando no nono posto à frente de Mato Homola

Yann Ehrlacher destaca-se por ter recuperado do último lugar da grelha para terminar na 14ª posição. Em termos de classificação geral da Taça do Mundo, Tarquini lidera com 305 pontos, seguido de Muller com 272 e Vernay, que com esta vitória soma 245 pontos.

Resultados da corrida 1: