Bragança implementa recolha seletiva porta-a-porta e compra dois EV

01/08/2021

Para suprir a falta de espaço para a colocação de ecopontos e aumentar as taxas de recolha de embalagens recicláveis, Bragança lança o projeto de recolha porta-a-porta, tendo também para o efeito adquirido duas viaturas elétricas.

A Resíduos do Nordeste, EIM, em parceria com o Município de Bragança está a implementar um projeto-piloto de “Recolha Seletiva Porta-a-Porta” em estabelecimentos comerciais localizados na zona histórica e na zona comercial da cidade.

Explicam os responsáveis municipais que se pretende suprir a falta de espaço para a colocação de ecopontos, aumentar significativamente a quantidade de embalagens provenientes do setor comercial e contribuir para o cumprimento das metas nacionais e europeias em matéria de reciclagem.

A estratégia nacional para o aumento das quantidades de materiais recolhidos seletivamente passa pelo aumento da acessibilidade ao utilizador, neste caso através da recolha seletiva Porta-a-Porta no comércio, que já conta com 125 estabelecimentos inscritos.

Como vai funcionar em Bragança?

O serviço de recolha seletiva porta-a-porta, que funcionará a partir das 18h00, tem frequências previamente definidas: bissemanais para papel/cartão e para as embalagens de plástico e de metal; e semanal para o vidro.

Este projeto de Recolha Seletiva Porta-a-Porta no Centro Histórico de Bragança será executado no âmbito de uma candidatura ao Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (aviso-poseur-11-2017-22) denominada “Reforço da Recolha Seletiva Porta-a-Porta que foi aprovada com um custo global de €659.252,50.

A operacionalização do projeto implicou também a aquisição de duas viaturas elétricas para a recolha seletiva porta-a-porta.

Entre outros meios materiais que foram adquiridos contam-se três contentores de grandes dimensões para o armazenamento e transporte de embalagens de vidro; seis compactadores alimentados a energia solar, bi-compartimentados para armazenamento e transporte de embalagens de papel/cartão e de plástico/metal; uma viatura pesada movida a gás natural, para o transporte dos contentores e dos compactadores para o centro de triagem; um sistema de gestão inteligente de contentores e viaturas; e contentores para o serviço de recolha seletiva porta-a-porta.

“De forma a aumentar o sucesso deste projeto será necessário proceder à realização de ações de sensibilização junto dos aderentes para que realizem as boas práticas de separação dos materiais a recolher seletivamente”, dão conta os responsáveis municipais.

Este projeto tem uma duração de 10 meses e findo este período será efetuado um balanço para definir os próximos passos.

Apresentação pública do projeto-piloto de “Recolha Seletiva Porta-a-Porta” em Bragança, na Sala de Atos do Município de Bragança.