Aceman Concept mostra como será o design dos novos MINI

27/07/2022

Chama-se Aceman é um protótipo e projeta a nova orientação estética da marca britânica. Este novo Mini deverá chegar à produção em 2024 e vai-se posicionar na gama entre o Cooper e o Countryman.

Este novo modelo pretende ser o primeiro exemplo de um conceito que a marca apelida de Charismatic Simplicity e que pretende conjugar o minimalismo com a sustentabilidade. O Aceman mede 4,05 m de comprimento por 1,99 m de largura. À frente, o novo Mini dispõe de uma área superior em LED com o padrão da Union Jack com um contorno a verde.

Existem proteções à volta das jantes de 20 polegadas e cinco raios, assim como na zona inferior da carroçaria. Além disso, há uma base no tejadilho em tons de bronze que assume também a forma da Union Jack. Na traseira, com um formato próximo de um hatchback, merece destacar o spoiler preto no final do vidro traseiro e para os farolins Union Jack. O exterior é pintado na cor Icy Sunglow Green, com o tejadilho em British Racing Green metalizado.


Por dentro, encontramos um ecrã central redondo onde é projetada, não só a instrumentação como o infotainment. Por baixo do ecrã encontram-se alguns botões, incluindo o travão, o seletor da caixa, o dos modos de condução e do volume. Em complemento, há projetores que podem exibir informação, por exemplo, um mapa, no tablier. O Aceman recorre a sobretudo a revestimentos feitos a partir de tecidos reciclados e a um volante em verde aveludado.


Este modelo tem por base a nova plataforma Sportlight, que é desenvolvida em parceria com a Great Wall que vai servir de base ainda para a nova geração do Mini hatchback.
Este Aceman será uma espécie de substituto do Clubman e deverá ser apresentada já no próximo dia 23 de agosto.