Assim é o novo Pão de Forma… elétrico e funcional

24/02/2022

Será desvendado no dia 9 de março, data em que a VW revelará mais alguns aspetos técnicos e dados de homologação do moderno ‘Pão de Forma’ 100% elétrico.

A produção vai arrancar na fábrica de Hannover, na Alemanha, a partir de junho, ao mesmo tempo que o lançamento no mercado europeu está previsto para setembro, enquanto a chegada ao nosso país é indicada para o mês de outubro. Ainda sem preços anunciados, é possível apontar alguns valores, provavelmente entre os 45.000 euros a 50.000 euros no mercado nacional.

A gama incluirá a versão de passageiros ID. Buzz (de 5, 6 ou 7 lugares) e a variante Cargo (Van), ambas equipadas com motor elétrico de 150 kW (204 cv), alimentado por um ‘pack’ de baterias de 77 kWh (capacidade útil).

A autonomia prevista não foi anunciada oficialmente, mas é previsível que possa ultrapassar 400 quilómetros entre cada recarga (desde 100%), como acontece noutros modelos do grupo VW, os quais recorrem à mesma matriz e à plataforma MEB destinada exclusivamente aos automóveis elétricos.
Com tração às rodas traseiras, a velocidade máxima do ID. Buzz está limitada aos 145 km/h e o binário máximo é de 310 Nm. Com um baixo centro de gravidade e reduzido diâmetro de viragem (11 m), o modelo mede 4,712 metros de comprimento, 1,937 metros de altura e 1,985 metros ao nível da largura (distância entre eixos: 2,988 metros).

A volumetria da mala atinge 1121 litros na configuração de 5 lugares, enquanto a área de carga da versão Cargo dispõe de 4 metros cúbicos. Ambas têm uma porta lateral deslizante, mas o furgão (2 ou 3 lugares) pode ter a opção de duas portas atrás ou apenas uma que abre na vertical.

Mais tarde existirão versões com ‘pack’ de baterias de menor capacidade, assim como uma variante mais longa na distância entre eixos, a qual também servirá de base à futura versão California, uma autocaravana.