Publicidade Continue a leitura a seguir

ATV da Lexus estuda propulsão a hidrogénio e veículo diferenciado

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Lexus revelou o novo concept-car ROV (Recreational Off-Highway Vehicle), um veículo único, movido a hidrogénio, que permite uma condução com emissões quase nulas em combinação com excelentes aptidões para o todo-o-terreno.

É mais um reflexo do compromisso da Lexus no sentido de garantir que a condução entusiasmante pode coexistir com uma sociedade livre de carbono, centrada na mobilidade responsável.

Para o projeto do Lexus ROV Concept, a equipa de design desenvolveu um veículo que se enquadrasse bem em todos os tipos de ambientes naturais. O carro possui todos os elementos puros de um veículo de todo-o-terreno, como a suspensão exposta, barras de proteção no interior e largos pneus de todo-o-terreno, indicados para guiar sobre trilhos lamacentos. As suas dimensões são: 3120 mm (comprimento), 1725 mm (largura) e 1800 mm (altura).

Com a filosofia “centrada no ser humano” da Lexus como ponto de partida, a equipa de design queria criar o tipo de veículo que as pessoas esperariam de um fabricante de automóveis de luxo, sem abdicar do desempenho robusto de um ROV. Assim, foi projetada uma carroçaria capaz de proteger os passageiros, de incorporar a icónica grelha exclusiva da Lexus e preservar um curso suficiente na suspensão dianteira. Além disso, os para-choques dianteiros foram concebidos para assegurar a proteção contra quaisquer rochas ou lama que se atravessem no caminho.

A cobertura da suspensão, unida ao depósito de combustível de hidrogénio traseiro, protege as peças funcionais e transmite também a sensação de durabilidade herdada dos SUV da Lexus. A pintura em bronze escuro foi cuidadosamente aplicada nesta carroçaria e suspensão leves, concebidas para proporcionar conforto e diversão na condução fora de estrada. Os faróis dianteiros e traseiros com o ‘L’-motif Lexus e o logótipo traseiro da LEXUS expressam a mais recente linguagem de design da Lexus.

No interior, baseado no conceito do cockpit Tazuna, um mostrador simples passa instantaneamente as informações de que o condutor precisa enquanto este se concentra na sua condução.

Enquanto procura alcançar as suas metas para chegar à neutralidade carbónica, a Lexus está empenhada em assegurar o prazer de condução dos seus automóveis. Este ROV Concept incorpora o som emocionante de um veículo com motor de combustão e a instantânea disponibilidade de binário que resulta da rápida velocidade da combustão do hidrogénio, que a Lexus acredita ser altamente compatível com o ROV.

Este concept-car, movido a hidrogénio, nasce do desejo da Lexus em preservar o verdadeiro prazer de conduzir em todo-o-terreno na sociedade com baixos níveis de carbono do amanhã. Para impulsionar essa diversão fora de estrada, o motor a hidrogénio de 1.0 litros funciona como um motor a gasolina, mas com um depósito de alta pressão para hidrogénio comprimido, que é fornecido precisamente por um injetor direto de hidrogénio.

É importante destacar que o novo motor a hidrogénio da Lexus produz emissões quase nulas, além de gerar uma insignificante quantidade de óleo de motor queimado durante a condução.Com uma carroçaria leve composta por uma estrutura tubular e uma suspensão com um curso muito longo, o condutor poderá desfrutar da dinâmica previsível do carro, da distinta ‘Lexus Driving Signature’ e da possibilidade de chegar a qualquer lugar que deseje. Projetado para permitir uma condução ágil e confortável, a capacidade de resposta do motor a hidrogénio tornam o Lexus ROV um veículo divertido de conduzir e com excecionais aptidões para o todo-o-terreno.