Bentley Blower de regresso às pistas

23/03/2023

O primeiro automóvel da Blower Continuation Series da Bentley – conhecido como Car Zero – está pronto para reviver a história do seu antecessor, ao competir em diferentes eventos em 2023.

O Blower Car Zero irá competir em circuitos no Reino Unido, França e Bélgica, não só para conseguir a aprovação da engenharia, mas também para prestar homenagem à linhagem que o precede.

O Blower Continuation Series – o primeiro da série de continuação pré-guerra alguma vez criado – foi construído manualmente utilizando uma combinação de dados modernos digitalizados a laser e com desenhos originais. Tanto os planos como os dados 3D foram retirados do 1929 4½-litro doTeam Car #2 – o Bentley mais famoso do mundo, e um dos ícones da Bentley Heritage Collection. 93 anos depois daquele automóvel ter competido no Le Mans (entre outros locais), o Car Zero assumirá o design original do Blower e irá competir para vencer – inclusivé no Circuit de la Sarthe, tornando-se o primeiro carro de fábrica da Bentley a participar no Le Mans desde a vitória do Speed 8 em 2003.

Os ajustes feitos ao Blower Car Zero para participar nas corridas foram mínimos e todos relacionados com a segurança. Incluem a instalação de luzes de chuva, espelhos retrovisores laterais, pontos de reboque, um extintor de incêndio e um interruptor de isolamento da bateria. O automóvel também possui agora um Passaporte Técnico Histórico (HTP), que certifica a aptidão do carro para competir em eventos autorizados pela FIA para veículos históricos

O Blower Car Zero vai competir em três pistas em 2023:
Donington Park, Reino Unido, 29-30 de abril
Le Mans, França, 29 de junho – 3 de julho (duas corridas)
Spa, Bélgica, 28-30 de setembro

Depois do Car Zero, foram encomendados mais 12 automóveis da Blower Continuation Series através da Mulliner – a divisão de personalização da Bentley – com oito entregues e quatro ainda em construção. Alguns destes automóveis de clientes irão competir ao lado do Car Zero no Le Mans este verão, juntamente com os automóveis originais da equipa Bentley dos anos 20.