CUPRA Born sobrevoa os Alpes Suíços

10/02/2022

Nos glaciares dos Alpes suíços, um carro sobrevoa os picos mais altos da Europa pendurado num helicóptero. Trata-se do CUPRA Born, que enfrentou um desafio fora do comum, num cenário de altura. O objetivo?

Levar o primeiro modelo totalmente elétrico da CUPRA, pendurado num helicóptero a 3.456 metros acima do nível do mar, até ao topo do Monto Mittelallalin. Em colaboração com a estância de ski Saas-Fee, esta é a aventura que desafia todos os limites para uma emoção 100% elétrica.

-Um desafio em altura. A ascensão do CUPRA Born foi um desafio inigualável no frio inverno suíço. “O vento forte e o peso do carro foram dificuldades acrescidas”, explica Nicolas Hobi, Chefe de Marketing da CUPRA, na Suíça. Por isso, a equipa passou dois meses a preparar-se e esperou que as condições meteorológicas ideais ocorressem, com a maior visibilidade possível. “Foi um teste para ultrapassar limites e desempenho, e não podíamos falhar”, disse Huwyler. A execução envolveu uma tripulação de cinco especialistas a bordo de um helicóptero Super Puma AS 332, um dos maiores e mais poderosos existentes.

-Um desafio a alta altitude. O helicóptero apanhou o Born em Saas-Almagell, uma pequena aldeia localizada a 1.672 metros acima do nível do mar, e voou para viajar com ele uma distância de 10 quilómetros entre picos nevados. Por fim, fez uma subida vertical de 1.828 metros em 15 minutos. À chegada, “o piloto teve de realizar uma manobra extremamente complicada para deixar o carro mesmo em cima da plataforma”, comentou Hobi. Em terra, uma equipa dos Caminhos-de-Ferro de Saas-Free ajudou a colocar o Born neste enclave único.

-Um elétrico no topo. No topo da Mittelallalin, o Born partilha o espaço com o restaurante giratório mais alto do mundo e funde-se com a natureza que o rodeia, como os imponentes mais de quatro mil metros da montanha Dom ou o milenário glaciar Fee, que alberga a maior caverna de gelo do mundo. Para preservar este ambiente incomparável, as emissões de CO2 deste desafio foram neutralizadas mediante o projeto de compensação de carbono MyClimate.