CUPRA reúne gama alargada dois anos após o lançamento da marca

31/07/2020

Desde o seu lançamento como marca independente em 2018, a CUPRA desenvolveu uma gama completa de veículos de elevadas prestações, com base num desenho contemporâneo e na dinâmica desportiva: CUPRA Ateca, o SUV de elevadas prestações, CUPRA Leon – disponível nas variantes de cinco portas e Sportstourer – e CUPRA Formentor, o primeiro modelo exclusivamente desenvolvido pela marca.

A CUPRA iniciará o seu caminho para a eletrificação em 2020 com três automóveis híbridos Plug-in (carregamento exterior) de elevadas prestações: CUPRA Formentor, CUPRA Leon e CUPRA Leon Sportstourer. E em 2021, a marca lançará o seu primeiro veículo totalmente elétrico: o CUPRA el-Born

Cada veículo da gama tem a sua própria personalidade, caráter e foco no mercado das altas prestações. A família CUPRA oferece modelos de diferentes conceitos, ainda que todos partilhem o mesmo espírito, além de oferecer um impressionante leque tecnológico e propostas de design que maximizam a capacidade de satisfazer os padrões mais exigentes.

A gama CUPRA integra a tecnologia mais avançada de chassis e de direção para alcançar a combinação perfeita entre dinâmica e agilidade em todos os seus veículos. Com as conhecidas e reputadas tecnologias como ponto de arranque, tais como a caixa automática DSG com as suas rápidas trocas de velocidades (com conexão ‘shift-by-wire’ nos CUPRA Formentor e CUPRA Leon) e o sistema de Direção Progressiva, entre outros, os condutores poderão desfrutar de sensações únicas e de um controlo completo do veículo em qualquer circunstância.

Somando-se a este cocktail o sistema de Controlo Dinâmico de Chassis (DCC) – que, se necessário, consegue ter um maior controlo automático sobre o veículo, principalmente a velocidades elevadas, ou através da seleção manual da firmeza dos amortecedores, que inclui um modo específico CUPRA –, o bloqueio do diferencial e travões com assinatura Brembo, o comportamento dinâmico de qualquer CUPRA resulta tão personalizável, seguro e entusiasmante como se exige neste segmento.

A gama CUPRA precisa de sobressair da multidão, tanto esteticamente como também em termos de prestações. Cada veículo tem o seu próprio estilo, único, mas também inclui elementos de design que ligam cada modelo à restante família.

O design exterior sobressai melhor com o uso de tecnologia de iluminação, na qual se destacam os faróis dianteiros Full LED e os farolins traseiros em LED com indicadores de direção dinâmicos, além dos detalhes estéticos com clara orientação desportiva.

Quando os clientes se aproximam do veículo recebem de imediato a iluminação de boas-vindas CUPRA, o anúncio da cenografia que os espera logo a seguir.

No interior dos modelos da gama, os bancos desportivos são do tipo bacquet de série no CUPRA Formentor e nos CUPRA Leon, e propostos opcionalmente no CUPRA Ateca. Estes bancos tipo bacquet envolvem o corpo dos seus ocupantes, elevando a sensação de estarem a bordo de um veículo de elevadas prestações. A personalização é um ponto-chave, e nesse sentido surgem as variedades de cores – incluindo o Azul Petrol -, e de materiais – como os estofos em couro.

Uma vez dentro de qualquer modelo da gama da marca desportiva, os condutores encontrarão o novo volante CUPRA com a integração dos botões de arranque do motor e de seleção do modo de condução CUPRA, e com umas patilhas de controlo da caixa de maiores dimensões para tornar as mudanças mais intuitivas. O painel de instrumentos Digital Cockpit é incluído em toda a gama com gráficos desportivos, e uma quarta opção com uma vista exclusivamente desenvolvida para os CUPRA, mais centrada no lado desportivo, permite uma interpretação mais clara do velocímetro e das rotações do motor.

Como vivemos num mundo mais digitalizado, as soluções de infotainment e de conectividade para que os clientes possam manter-se sempre em contacto constituem uma necessidade que a gama CUPRA satisfaz com uma enorme variedade de sistemas.

O Full Link traz para o habitáculo tanto o Apple CarPlay como o Android Auto, integrando o Controlo Gestual e o reconhecimento de voz que agora interpreta ordens naturais, para conseguir uma interação mais simples e eficiente, sem retirar os olhos da estrada.

A segurança é também uma exigência prévia na gama CUPRA, incluindo alguns dos mais avançados sistemas de assistência ao condutor existentes, como o que é contemplando no segmento de elevadas prestações. Entre eles, destaque para o controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC) preditivo, o assistente de viagem, o assistente lateral (ângulo morto) e o assistente de advertência de abertura de portas.