CUPRA Tavascan é o irmão elétrico do Formentor

23/04/2023

A progressão e crescimento da marca CUPRA tem continuidade com o SUV Tavascan, desvendado na sexta-feira passada em Berlim com pompa e circunstância.

Este SUV-Coupé elétrico foi desenvolvido pela CUPRA e vai estar à venda no início de 2024. O primeiro SUV a pilhas da marca foi buscar inspiração no desenho ao Concept de 2019 com o mesmo nome. O Tavascan real é um automóvel com boas proporções, formas contundentes e uma traseira ao bom estilo de um coupé. O tamanho é idêntico ao do VW ID.5 e Skoda Enyaq: 4,64 m de comprimento, 1.86 m de largura, 1,60 m de altura e 2,77 m de distância entre eixos.

Destacam-se as luzes dianteiras, como as diurnas, formada por três triângulos, ou o logótipo de marca iluminado, algo visto em poucos carros de série. O pilar dianteira surge pintado de negro e unese às janelas laterais simulando, me conjunto com a parte das portas e do tejadilho, a viseira de um capacete de competição.

O interior é peculiar e surpreendente, com rasgos que parecem retirados do carro do Batman. Falamos da espinha dorsal que se prolonga desde a parte central da consola até aos dois lados do tablier, para continuar para as portas. Depois encontramos os habituais dois ecrãs táteis, com o central de 15″, o mesmo do ID.7. A marca diz que melhorou a interação homem-máquina. Os bancos desportivos são feitos com materiais sustentáveis.

A combinação de motores/bateria também é conhecida, contudo e dado o foco do Tavascan, conta na base com uma versão de trçaão traseira com 286 CV denominada Adventure. A VZ conta com dois motores que somam 340 CV e pode ter tração integral.

Este Tavascan VZ conta com seis modos de condução, um a mais que a versão RWD. Os mais radicais são os CUPRA e Performance e entre os parâmetros pode modificar-se a resposta da direção progressiva, o controlo de estabilidade (desligável a 100%) e do chassis adaptativo DCC Sport com suspensão desportiva.

Com a bateria de 77 kWh, a autonomia é de 550 km. A velocidade de carregamento é de 135 kW ao máximo e em corrente contínua, o que permite passar dos 10 aos 80% em apenas meia hora.