No ano passado, o Tesla Model Y tomou de assalto o Velho Continente, tornando-se o automóvel novo mais vendido em toda a Europa.
Avançando rapidamente para o primeiro semestre de 2024, o Model Y desceu na hierarquia, ficando atrás de uma série de veículos mais pequenos que têm sido fortes vendedores ano após ano.
Os dados de vendas da União Europeia e do Reino Unido revelam que, durante o período de janeiro a junho, o Dacia Sandero foi o modelo novo mais vendido, com 143 596 exemplares registados. O Sandero está há muito tempo entre os automóveis mais populares da Europa, em parte porque os preços começam em 11.500 euros (em alguns países), o que o torna extremamente acessível.
Na posição de vice-campeão ficou o VW Golf. Foram matriculadas 126.993 unidades no primeiro semestre de 2024, colocando-o à frente do Renault Clio, em terceiro lugar com 114.623 vendas. Logo a seguir ao pequeno hatchback francês está o VW T-Roc, o SUV mais vendido da Europa, com 111 381 novos registos este ano.
O Peugeot 208 desceu na lista para o quinto lugar, apesar de ter conquistado a coroa de vendas em 2022, à frente do Dacia Sandero e do VW T-Roc. No primeiro semestre, foram registados 107.097 exemplares em todo o continente. Atrás do 208 ficou outro veículo do Grupo VW, o Skoda Octavia, que vendeu 102.945 unidades de janeiro a junho. Isto colocou-o mesmo à frente do Citroën C3 com 102 304 vendas, o suficiente para assegurar a 7ª posição.
Atrás do Modelo Y ficou o Toyota Yaris Cross com 99.694 novos registos, logo à frente do Toyota Yaris hatchback mecanicamente relacionado, que registou vendas acumuladas de 93.576 unidades.