Este novo radar escondido já é o terror dos condutores

13/04/2023

O Reino Unido estreou um radar escondido montado num furgão que já se está a transformar num inferno para os condutores britânicos. Será que o Ministério da Administração Interna já tomou nota desta nova medida?

 

“Ladrão de dinheiro ou caça à multa”, é assim que alguns meios de comunicação do Reino Unido têm chamado a esta nova medida da polícia deste país para “caçar” os infratores por excesso de velocidade. E quando pensavamos que já tinham inventado tudo no que diz respeito a radares, chegam os britânicos e surpreendem com esta ideia.

Mas afinal do que se trata? Basicamente são furgões discretos com uma janela atrás, onde está instalado um radar. O primeiro de todos começou a ser utilizado em Northamptonshire, mas o plano das autoridades do Reino Unido é estender este tipo de radar um pouco por todo o país.

 

Os novos furgões da polícia britânica surgem descaracterizados, sem nenhum tipo de identificação e estão estacionadas no sentido da circulação. Ou seja, quem quer que passe por ali pode pensar que se trata de algum condutor descansando na sua camper van. Mas o detalhe que a diferencia é a janela traseira entre aberta o suficiente para poder montar o radar.

O responsável do desenvolvimento, diz que fazem parte de uma nova geração. E justifica dizendo que são um passo positivo para reduzir o número de condutores que circulam em excesso de velocidade.

Para além do radar na parte traseira, estes furgões contam com outra câmara à frente cujo objetivo não é outro que não detetar os excessos de velocidade dos condutores que, ao não contar com a matrícula dianteira poderiam escapar ao controlo destes furgões. De acordo com um operador de radar britânico, os furgões estão paradas na mesma localização durante algum tempo, mas o suficiente para fazerem um relatório completo do trânsito.