Fábrica europeia da Kia passa o marco das 4 milhões de viaturas produzidas

29/05/2021

A fábrica premiada da Kia na Eslováquia ultrapassou um marco importante na história da marca, depois de ter saído das suas linhas de produção a viatura 4 milhões: um Kia Sportage, que nasceu, nesta unidade fabril da marca coreana.

Situada próximo da cidade eslovaca de Žilina, a base europeia da Kia iniciou a produção em 2006, assumindo-se desde essa altura como o pilar do crescimento da marca no continente.

Os primeiros veículos a sair das linhas de montagem da Kia Slovakia pertenciam à gama de compactos Ceed, cujos descendentes continuam a ser concebidos, desenvolvidos e produzidos na Europa, destinando-se especificamente aos clientes da marca neste mercado. A gama Ceed foi introduzida em simultâneo com a garantia de fábrica de sete anos, um padrão líder na indústria, tendo sido esta combinação vencedora que catapultou a marca para o grupo dos construtores de referência europeus.

A Kia Slovakia produziu o seu veículo 1 milhão em 2012 e, desde então, tem acrescentado mais um milhão à sua produção total a cada três anos. Agora, volvidos 9 anos, quatro milhões de unidades já sairam da linha de produção de 7,5 km, com capacidade de produzir oito modelos diferentes em simultâneo. Atualmente, são ali fabricados todos os elementos da família Ceed, composta pelos Ceed, Ceed GT, Ceed Sportswagon, ProCeed e XCeed. Esta unidade assegurou ainda as três últimas gerações do Sportage.

Seok-Bong Kim, Presidente da Kia Slovakia, enviou uma mensagem de agradecimento à sua equipa: “É devido ao esforço de todos os nossos colaboradores, principalmente os operadores da produção, que conseguimos alcançar este marco incrível na nossa história. Há muito que a Kia Slovakia é reconhecida pelos seus excecionais níveis de qualidade, eficiência, segurança e tecnologia, e o sucesso dos nossos modelos na Europa reflete bem os seus elevados padrões”.

A fábrica é hoje uma das principais unidades de produção e exportação da Eslováquia, empregando 3700 pessoas, assistidas por robôs de alta tecnologia. Um investimento recente de 70 milhões de euros permite-lhe produzir e montar novos motores a gasolina, em resposta às mudanças na procura que têm vindo a ocorrer no mercado. Foi dado início à produção de motores a gasolina de baixa cilindrada e alta eficiência em três linhas de produção, enquanto uma quarta linha se dedicará ao seu mais recente motor diesel 1.6 “Smartstream”.