Publicidade Continue a leitura a seguir

Ford ajuda a evitar que se deixem crianças dentro de veículos

Publicidade Continue a leitura a seguir

Todos os anos, crianças e animais de estimação sofrem insolações fatais depois dos condutores os deixarem esquecidos dentro dos automóveis, locais onde as temperaturas podem rapidamente exceder a temperatura exterior.

Para o efeito, a Ford desenvolveu uma nova tecnologia que foi pensada e concebida para ajudar os condutores. O Alerta de Ocupante Traseiro envia uma notificação ao condutor para que este verifique o banco traseiro sempre que as portas de trás tenham sido abertas no início de uma viagem.

Os especialistas aconselham os condutores a “olhar antes de trancara viatura” para evitar que deixem inadvertidamente uma criança ou um animal de estimação no interior da viatura.

O Alerta de Ocupante Traseiro atua como um auxiliar de memória nas ocasiões em que o condutor tenha aberto as portas traseiras do veículo no início de uma viagem. Nestes casos,a tecnologia é ativada após o veículo se encontrar parado e a ignição ter sido desligada.

Um alerta visual é apresentado no ecrã central do veículo durante dez segundos ou até ser cancelado. É também emitido um aviso sonoro, lembrando o condutor de verificar os bancos traseiros antes de sair do veículo. Para além de alertar para a presença de uma criança ou animal, o sistema pode ainda lembrar os condutores caso tenham colocado um objeto de valor no banco de trás, como um portátil ou uma mala de mão, que poderia ficar em risco de roubo se ali fosse deixado por esquecimento.

Na Europa, a tecnologia está disponível nos modelos EcoSport, Fiesta, Focus, Galaxy, Kuga, Mondeo Hybrid, Puma, S-MAX, Transit e Tourneo Connect. Está também disponível no novo Mustang Mach-E, veículo totalmente elétrico que esconde ainda outras características inteligentes sob o seu teto panorâmico em vidro.

Um revestimento especial no vidro ajuda a que o habitáculo dos modelos Mach-E, desde que equipados com este tejadilho,permaneça mais fresco no verão e mais quente no inverno. Além disso, uma camada interior entre os vidros oferece proteção extra contra os raios ultravioletas.