Gama Toyota Yaris enriquecida com versão GR SPORT

03/12/2021

A Toyota apresentou o novo Yaris GR SPORT, que se junta à premiada família Yaris e que assenta na base do Yaris hatchback. O novo Yaris GR SPORT pode ser encomendado numa nova cor – “Dynamic Grey”, que está apenas disponível nesta versão e que inclui um tejadilho na cor preta.

As novas e exclusivas jantes de 18 polegadas com decalques vermelhos maquinados reforçam a sua filiação na GAZOO Racing e a grelha dianteira recebe um novo design de malha que apresenta um distinto padrão com motivo “G”.

Paralelamente, o novo difusor em forma de T reforça ainda mais a presença arrojada desta versão. O tema GR continua no interior, com os logótipos GAZOO Racing no volante, encostos de cabeça dos bancos, botão de ignição do motor e quadro de instrumentos principal.

Os bancos apresentam um novo acabamento em tecido com pesponto em vermelho em todos os níveis de equipamento, enquanto opcionalmente passa a existir um novo banco revestido em Ultrasuede™, com aquecimento. As costuras vermelhas estendem-se ao volante, em pele perfurada, e ao seletor da caixa de velocidades. Os painéis das portas, consola e volante apresentam acabamentos em bronze, metalizado que é exclusivo do GR SPORT.

Está disponível com a motorização híbrida de 1.5 litros ou o motor de 1.5 litros a gasolina equipado com Transmissão Manual Inteligente (iMT) que aumenta automaticamente as rotações do motor ao reduzir, para garantir suaves passagens de caixa. O sistema iMT funciona também quando se vão selecionando mudanças mais altas, para reduzir a rispidez da engrenagem. Ficam igualmente assegurados arranques suaves e o risco de deixar o motor ir abaixo é praticamente inexistente.

As suspensões dianteira e traseira foram melhoradas para oferecerem um funcionamento superior. Os amortecedores foram otimizados para que, a velocidades mais baixas, possam reagir mais rapidamente e assim criarem condições para uma melhor resposta da direção e conforto de rolamento.

A direção assistida eletrónica foi atualizada para reduzir o atraso da resposta, o que significa maior precisão nas trajetórias em pista e uma sensação de resposta globalmente mais precisa. Os tirantes adicionais, colocados sob o piso em ambos os lados, aumentam a rigidez, dirigibilidade e estabilidade da carroçaria.

O desempenho aerodinâmico foi melhorado com revestimentos adicionais dentro da carcaça das rodas dianteiras e traseiras, de modo a reduzir o efeito de arrasto. O novo Yaris GR SPORT estará disponível na Europa a partir do segundo trimestre de 2022.