Hyundai Motor revela detalhes sobre a tecnologia Hidden Lighting do Tucson

01/01/2020

A Hyundai Motor divulgou novos detalhes sobre a sua tecnologia Hidden Lighting exclusiva, que fez recentemente a sua estreia na Europa, no lançamento do novo Hyundai Tucson.

A maioria dos concept projetados pelas marcas destacam-se através dos designs vívidos e de alta tecnologia. No entanto, a maioria desses modelos não chegam à produção massificada.

O novo Tucson, por sua vez, tem uma aparência semelhante ao concept SUV Vision T da Hyundai, que foi apresentado no Salão do Automóvel de Los Angeles em 2019. O Hyundai Vision T despertou a atenção do público por transmitir a nova filosofia de design “Sensuous Sportiness” da Hyundai e uma grelha dianteira arrojada integrada com os grupos óticos paramétricos ocultos.Primeira tecnologia Hidden Lighting da Hyundai.

Em 2019, o Palisade, o SUV porta-estandarte da Hyundai a nível mundial, tornou-se no primeiro veículo, da marca sul coreana, a ser equipado com a tecnologia Hidden Lighting. Os seus longos grupos óticos traseiros verticais estão ligados a um adorno cromado. Normalmente, esta aplicação é apenas um dos muitos elementos de design que adiciona um efeito tridimensional, no entanto quando os grupos óticos estão ligados, emitem raios subtis de iluminação LED brilhando suavemente. Esses primeiros grupos óticos ocultos foram introduzidos, sobretudo, por motivos estéticos, conferindo beleza às luzes traseiras do Hyundai Palisade.

Mais tarde, nesse mesmo ano, outro modelo, a oitava geração do Hyundai Sonata, tornou-se no primeiro Hyundai a apresentar a tecnologia Hidden Lighting nos grupos óticos dianteiros. Os designersd o Sonata, igualmente orientados pela filosofia de desig n“Sensuous Sportiness”, encontraram uma nova forma de ocultar as luzes em LED na aplicação em cromado.

Conseguiram-no aplicando superfícies cromadas no interior das luzes de circulação diurna (DRLs) do Hyundai Sonata, que se assemelham a um adorno cromado normalquando as luzes estão apagadas. Esta concretização foi possível graças a um processo de “gravação a laser”, que gravou o cromado sobre o LED em diferentes intensidades e intervalos. Os DRLs do Hyundai Sonata fornecem maior visibilidade devido à área de emissão de luz mais ampla através da aplicação da tecnologia Hidden Lighting.

A caraterística mais diferenciadora do Hyundai Tucson diz respeito à reprodução perfeita do design frontal arrojado e futurista do concept Vision T. Quando as luzes são apagadas, a dianteira do veículo surge coberta por padrões geométricos escuros, sem distinção entre a grelha e as luzes de circulação diurna em LED perfeitamente integradas.

As novas luzes de circulação diurna em LED do Hyundai Tucson são cerca de cinco vezes maiores que as do Novo Grandeur. De forma a alcançar uma forte primeira impressão, a Hyundai utilizou a tecnologia de iluminação de última geração “half-mirror”. Este processo envolveu a aplicação de uma camada fina de revestimento de metal no interior das lentes exteriores. Quando as luzes de circulação diurna são ligadas, a grelha cromada escura parece transformar-se num formato de jóias, criando a impressão de um elemento atraente com uma aparência elegante.