ID. Buzz será o primeiro Volkswagen com condução autónoma

11/03/2021

All-electric ID. BUZZ shall be the first vehicle in the Volkswagen Group to also drive autonomously.

Apostada no desenvolvimento da tecnologia, a Volkswagen (VW) acaba de escolher o modelo 100% elétrico ID.Buzz, para estrear, na marca, o seu futuro sistema de condução autónoma. Tecnologia cuja utilização no tráfego só deverá ser possível em 2025.

A cargo da Volkswagen Veículos Comerciais, o desenvolvimento do sistema de condução autónoma da marca alemã tem vindo a ser feito pela Argo AI, empresa especializada em plataformas de software para sistemas autónomos.

A qual, além de um investimento inicial de mil milhões de dólares, passou a contar, igualmente, com o apoio da subsidiária da Volkswagen, AID – Autonomous Intelligent Driving.

Acrescentar, sobre esta última, que a AID é responsável pelo desenvolvimento de sistemas totalmente autónomos e a sua utilização comercial em zonas urbanas. Tecnologias que a Volkswagen Veículos Comerciais pretende aplicar em veículos para fins especiais (SPV), como táxis robot e furgões.

Além dos investimentos na Argo AI, o Grupo Volkswagen está, também, a investir somas avultadas em projetos da Car.Software Organization, que desenvolve, em paralelo e independentemente da Argo AI, funções de condução assistida e automatizada até ao nível 4, para o setor de mobilidade particular, de todas as marcas do Grupo Volkswagen.

Entretanto, a Volkswagen Veículos Comerciais está a desenvolver os veículos nos quais o Sistema de Condução Autónoma (SDS) da Argo será usado, e que terão por base o modelo 100% elétrico VW ID.BUZZ. O qual terá a sua estreia mundial já no próximo ano.

Segundo revela a marca do duplo V em comunicado, o desenvolvimento desta proposta continua a decorrer a um ritmo acelerado, não só com o propósito de eletrificar o icónico ‘Pão de Forma‘, mas também para o transformar num inovador veículo autónomo com SDS.

Resultado da confirmação, por parte do Conselho Fiscal do Grupo Volkswagen, do orçamento para a Condução Autónoma, a Volkswagen Veículos Comerciais garante que, um passo significativo, no caminho da mobilidade autónoma, poderá agora ser dado.