Lamborghini Urus ganha versão ainda mais desportiva

23/08/2022

A Lamborghini apresentou a versão mais evoluída e desportiva do Urus. Chama-se Performante e debita uns expressivos 666 CV, o verdadeiro número da besta.

O Lamborghini Urus Performante começa por ganhar uma estética ainda mais agressiva. Há novo capô em fibra de carbono (material de também pode ser feito o tejadilho…), além de muitas outras soluções de aerodinâmica igualmente em fibra de carbono.

De resto e graças à opção por materiais compósitos, o Urus Performante perde peso na ordem dos 47 kg, a juntar a uma descida de 20 mm na suspensão, vias 16 mm mais largas e mais 25 mm no comprimento. Neste caso, muito por culpa da enorme asa e pára-choques traseiro, do qual faz ainda parte um novo deflector traseiro, com aletas também fibra de carbono, e que contribui para aumentar o downforce na traseira em cerca de 38%.

Ainda na traseira, um difusor e um conjunto de saídas de escape fornecidas (tal como, de resto, todo o sistema de escape) pela Akrapovic, ambos também em titânio.
Por fim, um conjunto de novas jantes forjadas de 22 polegadas, sendo que os clientes podem também optar por uma segunda opção, de mais baixo peso e 23 polegadas. Qualquer uma delas, com porcas de titânio e pneus Pirelli 285/40 à frente e 325/35 atrás, especialmente desenvolvidos para o efeito.

Passando ao habitáculo, um ambiente com bancos revestidos a Alcantara preta ‘Nero Cosmus’ e com novo padrão hexagonal das costuras dos bancos – o chamado acabamento ‘Performante’ -, propostos de série. Opcionalmente, é possível estender este acabamento a outras zonas do interior.

 

Já o volante em Alcantara e pele pretas, conta com acabamento em preto mate e interior em alumínio preto adonizado, sendo que o preto mate também pode estender-se, opcionalmente, a outros detalhes no interior. Como é o caso, por exemplo, do ‘TAMBURO‘, nome dado ao centro de controlo do Urus onde está o botão start/stop e o selector de modos de condução.

O Urus Performante conta com o já conhecido V8 4.0 Twin Turbo a gasolina, que aqui passa a anunciar 666 CV de potência, ou seja, mais 16 CV que no Urus base.

Também graças a estes atributos, assim como a um binário máximo de 850 Nm disponível entre as 2300 e 4500 rpm, e até mesmo ao desempenho de uma caixa automática de oito velocidades, a promessa de uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,3 segundos, ao mesmo tempo que necessita apenas de 32,9 metros para passar dos 100 km/h… para 0 km/h! Já a velocidade máxima, surge fixada nos 306 km/h.

Está à venda no final do ano a partir de 218 mil euros.