Mazda CX-60 adapta-se à posição de condução perfeita

31/08/2022

O posicionamento ideal de um condutor ao volante foi sempre um factor-chave no desenvolvimento de qualquer veículo Mazda.

Contudo, os investigadores da marca japonesa descobriram, recentemente, que menos de metade dos condutores se posicionam corretamente em termos de conforto, segurança e controlo. A solução? O novo Mazda CX-60.

Seguindo a filosofia centrada no ser humano inerente, que leva em consideração todos os pontos de contacto a bordo do veículo, desde a forma e ação dos puxadores das portas até ao toque nos botões e comandos, o passo seguinte da Mazda foi assegurar que os condutores se encontram sempre corretamente sentados.

Para resolver esta questão, a Mazda desenvolveu um sistema que reconhece cada condutor, configurando automaticamente a posição do banco, volante, espelhos e head-up display, de modo a obter os níveis ideais de conforto e segurança. O sistema utiliza uma câmara orientada para o condutor que permite habilitar o uso de tecnologia de estimativa física.

Após o condutor ter introduzido manualmente a sua altura, através do botão do commander (processo feito uma única vez, aquando da primeira configuração do sistema), este calcula e oferece a melhor colocação para esse condutor específico, com base na posição dos seus olhos.

Naturalmente, se assim o desejar, o condutor pode anular e modificar a sua posição. Quando o motor é desligado e é retirada a lingueta do cinto de segurança do seu encaixe, o banco e o volante fazem reset automático e posicionam-se de forma a facilitar a saída do automóvel.

Com esta engenhosa tecnologia de reconhecimento facial, a Mazda procurar reduzir os níveis de stress do condutor antes mesmo do início da condução. Graças a esta tecnologia, a condução do novo Mazda CX-60 não se torna apenas mais segura, revelando-se, também, mais relaxante e agradável para todos, com o condutor e os passageiros a desfrutarem de uma maior tranquilidade.