Mercedes-Benz desvenda o primeiro Maybach elétrico da história

19/04/2023

A Mercedes-Benz desvendou o seu primeiro Maybach elétrico. Tal como acontece com o Classe S, trata-se de uma adaptação de um modelo da marca alemã que ganhou novos detalhes para ser digno da designação Maybach.
Assim, trata-se do EQS 680 SUV que debita 484 kW (660 CV) e é o primeiro de vários modelos elétricos que a lendária marca vai desvendar nos próximos tempos.
A Mercedes-Maybach enriquece o design dinâmico do EQS SUV da Mercedes-EQ com elementos exclusivos que lhe conferem o seu próprio carácter. A estrela Mercedes assenta de forma destacada no capot, definindo o seu estatuto. A secção dianteira é caracterizada pelo painel preto característico da Marca com faixas cromadas verticais com um visual tridimensional. O painel preto de grandes dimensões é fechado pela primeira vez.

 

Os sensores de radar estão totalmente integrados e já não se encontram visíveis. Nas entradas de ar do para-choques também estão instaladas aletas cromadas. A inscrição clássica Maybach está discretamente incorporada num friso decorativo cromado, que forma uma unidade com a faixa de luz contínua dos faróis DIGITAL LIGHT, de série. O padrão Maybach com várias pequenas insígnias da Marca também pode ser encontrado nos componentes de revestimento do para-choques. Os faróis DIGITAL LIGHT recebem e despedem-se do condutor com um esquema de luz especial. Uma animação do padrão Maybach é projetada nas quatro portas como uma saudação adicional.

A aparência especial do Mercedes-Maybach EQS SUV também inclui a pintura de duas cores característica da Marca, com uma risca que demarca a linha de cintura. É aplicada manualmente de acordo com os mais exigentes critérios de qualidade e está disponível em cinco combinações de cores: cinzento high-tech/preto obsidian, cinzento high-tech/azul nautical, preto obsidian/cinzento selenite, preto obsidian/dourado kalahari e castanho velvet/preto onyx.

Um destaque na zona dianteira do habitáculo é o MBUX Hyperscreen de série com “camada zero” e animações no arranque do sistema específicas da Mercedes-Maybach em todos os três displays. O central inicia com o conhecido display inicial e a designada “camada zero”. Na configuração básica, o mapa de navegação domina a área do display. O condutor pode realizar 80 por cento da maioria das interações mais comuns diretamente sem ter que percorrer submenus. O sistema reage em função da situação e é personalizado com sugestões inteligentes.

Os passageiros traseiros vivenciam a mesma vasta gama de funcionalidades do sistema de informação e de entretenimento e dos sistemas de conforto com dois displays de 11,6 polegadas nos encostos dos bancos dianteiros. Com o sistema de entretenimento traseiro high-end MBUX de série, os conteúdos podem ser partilhados rápida e facilmente nos vários displays. É também possível selecionar e modificar os destinos de navegação a partir dos bancos traseiros. O equipamento de série também inclui o tablet traseiro do MBUX, que pode ser utilizado fora do automóvel, e o Assistente de Interior MBUX. Com o auxílio de câmaras, pode reconhecer os pedidos de operação dos passageiros a partir dos movimentos do tronco e das mãos e executar as funções correspondentes – por exemplo, ligar as luzes de leitura.

O Mercedes-Maybach EQS SUV é o primeiro modelo da Mercedes-Benz AG a ser equipado com pele curtida com recurso a material vegetal. São utilizadas cascas de grão de café como agentes de curtimento. A água utilizada no curtimento circula num circuito fechado e regressa aos cursos de água naturais após a reciclagem. Os agentes utilizados em curtumes são também exclusivamente de origem vegetal. A pele processada de forma sustentável não é preservada com sal. Isto permite poupar cerca de 45 kg de sal por veículo com bancos em pele. Novos produtos a partir da reciclagem, como vasos compostáveis, espumas isolantes ou tábuas de estrado são criados a partir dos “subprodutos” do curtimento. Desta forma, a pele processada de forma sustentável permite poupar recursos. Os produtores de café também beneficiam de uma segunda fonte de rendimento resultante da venda de cascas de grãos de café.

A suspensão pneumática AIRMATIC com amortecimento continuamente ajustável ADS+ é um equipamento de série. Para aumentar a distância ao solo, a altura do veículo pode ser elevada em até 35 milímetros. O eixo traseiro direcional até 4,5 graus também é um equipamento de série. Em alternativa e como equipamento opcional, o eixo traseiro direcional pode atingir até 10º. Isto permite um diâmetro de viragem de 11 metros ao invés dos 11,9 metros de série, correspondendo ao diâmetro de viragem de muitos modelos compactos.

A chegada ao mercado está agendada para este ano.