Michelin apresenta pneus feitos com materiais sustentáveis

11/10/2022

O fabricante francês de pneumáticos Michelin apresentou os primeiro pneus para veículos de passageiros que incorporam 45% de materiais sustentáveis.

Desta forma, a Michelin acredita que dentro de dois a três anos poderá iniciar a produção e comercialização de uma nova gama de pneus produzidos com materiais sustentáveis, caso do óleo de girassol, resina de origem biológica, silica proveniente da casca do arroz e carbono reciclado.

Este avanço tecnológico é parte integrante do plano da Michelin de incluir, até 2050, a totalidade de materiais de origem biológica e reciclados no processo de produção de pneus – a primeira meta passa por atingir 40% já em 2030.

A marca conta com cerca de 6000 engenheiros dedicados às áreas de desenvolvimento e investigação, o que muito contribui para que a marca francesa tenha no ativo 3678 patentes respeitantes a materiais.

Paralelamente aos pneus de turismo, a o fabricante também anunciou igual tecnologia a aplicar em pneus de autocarros, mas neste caso com uma percentagem superior de materiais sustentáveis até aos 58%.