Morgan XP-1: 3 Wheeler 100% elétrico antecipa futuros desportivos da marca

07/12/2023

O Morgan XP-1 é o mais recente projeto do departamento de engenharia da Morgan, um estudo que antecipa os futuros modelos 100% elétricos sob a forma do inconfundível 3 Wheeler.

 

O XP-1 assume assim o papel de precursor de todos os futuros automóveis desportivos elétricos da marca britânica. Porém, o protótipo não se destina, para já, à produção. Foi criado para melhorar a percepção e experiência da equipa em várias áreas-chave, incluindo a condução de modelos a bateria e a competência interna no desenvolvimento de grupos propulsores elétricos, inclusivamente para aplicação em modelos de quatro rodas.

Especial atenção será dada ao prazer de condução, à construção leve e, acima de tudo, à contenção dos custos da tecnologia, de forma que o preço de um futuro Morgan 100% elétrico não difira muito do de um modelo a combustão equivalente. O protótipo está equipado com um motor de 100 kW de potência – 136 cavalos – e com uma bateria de 33 kWh de capacidade. A autonomia estimada é de cerca de 240 quilómetros.

Após 12 meses de design e produção, o protótipo experimental da Morgan vai agora iniciar um abrangente e exigente programa de testes com a duração prevista de 18 a 24 meses.