Desde o seu lançamento, em 1999, o SEAT Leon tem sido um dos pilares da SEAT na introdução de novas tecnologias num segmento especialmente competitivo.
No total, existem 11 variantes mecânicas distintas, com níveis de potência entre os 90 CV do 1.0 TSI e os 204 CV do SEAT Leon eHybrid. Todos se destacam com consumos eficientes, performance e baixas emissões, podendo o cliente escolher o modelo que melhor se justa às suas necessidades. O novo SEAT Leon oferece diferentes modos de condução ao condutor: Eco, Normal, Comfort e Sport. Com os modos de condução individuais, o condutor pode ajustar o desempenho do carro às suas necessidades pessoais, graças ao seletor DCC.
Motores TSI
A quarta geração do Leon eleva a sua eficiência com uma gama sofisticada de motores de combustão. Todos os motores a gasolina disponíveis no novo Leon têm injeção direta e turbocompressor, com potências entre os 90 CV e os 190 CV.
Os dois motores 1.0 TSI e também o 1.5 TSI 96kW/130CV com caixa de velocidades manual utilizam o ciclo de combustão Miller e turbocompressor de geometria variável de forma a proporcionarem a eficiência do patamar superior de cilindrada.
O ciclo Miller otimiza o controlo de válvulas com o fecho antecipado da admissão combinado com uma maior taxa de compressão e de sobrealimentação alcançando-se um melhor controlo da mistura ar/combustível, melhorando a eficiência em até 10%. Graças a esta tecnologia, os dois 1.0 TSI conseguem registar consumos entre 5.1 e 6.1 l/100km em ciclo WLTP, emitindo entre 114 e 137 g/km de CO2.
Disponível com débitos de potência de 96kW/130CV e 110kW/150CV, o maior motor a gasolina de 1.5 litros a gasolina garante um nível de performance que trará um sorriso ao condutor, mas também assegurando a otimização da eficiência. Esta versão, associada à caixa manual de seis velocidades, integra o Controlo Ativo de Cilindros (ACM) que, em determinadas condições de condução, permite que o motor trabalhe em apenas dois cilindros, reduzindo o consumo de combustível e maximizando a eficiência.
O bloco 1.5 TSI de 130 CV apresenta um consumo entre os 5.4 e 6.1 l/100km em WLTP, com emissões de CO2 entre 122 e 137 g/km. No caso da versão 1.5 TSI de 150 CV, o consumo sobe para os 5.5 e 6.3 l/100km (5.6 e 6.4 l/100km para o Sportstourer), com emissões de CO2 entre 125 e 143 g/km (127 e 145 g/km no caso da versão Sportstourer); todos os valores exclusivamente em ciclo WLTP.
No topo dos três motores está o 2.0 TSI com 140kW/190CV sempre associada à transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades.
Motores TDI
O Diesel continua a ser uma importante tecnologia na redução das emissões de carbono. E o novo Leon dispõe de duas opções diesel: ambas 2.0 TDI.
As versões de 5 cinco portas e Sportstourer dispõem de uma transmissão manual na variante de 85kW/115CV, enquanto o bloco Diesel de 110kW/150CV está disponível tanto na versão manual como com a transmissão automática DSG, entregando um binário máximo de 360Nm às 1700-2750rpm. O Sportstourer está também disponível com a unidade de 110kW/150CV associada à caixa DSG e ao sistema 4Drive. O consumo de combustível desta unidade 2.0 TDI com 110kW/150CV é de 4.3 – 5.0 l/100km para o 5 portas e de 4.5 – 5.1 l/100km para o Sportstourer (sempre em ciclo WLTP); o que se traduz em emissões de CO2, em g/km, de 114-132 e 117-133, respetivamente.
As unidades TDI introduzem um novo sistema de duas passagens SCR que permite uma dupla injeção de AdBlue de forma a reduzir significativamente as emissões NOx comparativamente aos motores diesel da anterior geração Leon. Como resultado, uma gama de motores diesel que cumprem as mais restritas e recentes exigências nas normas de emissões.
O novo SEAT Leon disponibiliza, pela primeira vez, duas variantes de propulsão híbrida: ‘Mild-Hybrid’ (eTSI), e híbrido plug-in PHEV (eHybrid).
A versão mild-hybrid (eTSI), permite que o automóvel compacto obtenha níveis de emissões ainda mais eficientes. O sistema, disponível nas unidades a gasolina 1.0 TSI com 81kW/110CV e 1.5 TSI com 110kW/150CV, ambas exclusivamente disponíveis em combinação com transmissão DSG, une a tecnologia mild-hybrid de 48V ao motor a combustão, o que não se limita a acrescentar a eficácia da eletrificação.
A tecnologia recorre a um motor-gerador a 48V associado a uma bateria de iões de lítio a 48V e o ganho de eficácia advém do facto do sistema conseguir fazer com que o Leon role com o motor desligado em determinadas situações, recupere energia durante a travagem e assista o motor de combustão com potência elétrica.
O SEAT Leon 1.5 TSI mHEV de 150 CV ostenta consumos combinados entre 5.6 e 6.4 l/100km em WLTP, com emissões de CO2 entre 127 e 144 g/km, números que serão certamente reduzidos a velocidades estabilizadas em autoestrada ou no pára-arranca típico da condução citadina.
Com a expansão da SEAT no recurso à eletrificação, a quarta geração do Leon inclui também uma variante híbrida plug-in, que é, simultaneamente, a mais potente da gama. Casando o motor 1.4 TSI a gasolina com um motor a gasolina alimentado por uma bateria de iões de lítio de 13kWh e caixa DSG de seis velocidades, o conjunto consegue produzir 150kW/204CV de potência.
A versão híbrida plug-in também permite a condução em modo exclusivamente elétrico, com uma autonomia de até 60km (WLTP) usando apenas a energia acumulada na bateria do veículo: perfeito para melhoria da eficiência, ou nos percursos pelas ruas citadinas com regulamentos de emissões mais restritos.
A versão híbrida plug-in ficará disponível tanto na versão de cinco portas como na Sportstourer.
GNC
O novo SEAT Leon inclui ainda a opção a GNC 1.5 TGI que produz uma potência de 96kW/130CV. Esta variante utiliza três depósitos de GNC com uma capacidade total de 17.3kg, o que proporciona ao SEAT Leon TGI uma autonomia de até 440km sem reabastecimento. E no caso de terminar o combustível nos depósitos GNC, o motor muda automaticamente para a alimentação a gasolina até ao próximo posto de GNC. Uma vez lá chegado, a operação é tão simples como a do reabastecimento de qualquer outro modelo na gama.
Oferta de motores
1.0 TSI 90CV 5-velocidades Manual
1.0 TSI 110CV 6-velocidades Manual
1.5 TSI 130CV 6-velocidades Manual
1.5 TSI 150CV 6-velocidades Manual
2.0 TSI 190PS 7-velocidades DSG
Diesel
2.0 TDI 115CV 6-velocidades Manual
2.0 TDI 150CV 6-velocidades Manual
2.0 TDI 150CV 7-velocidades DSG
2.0 TDI 150CV 7-velocidades DSG 4Drive (Sportstourer)
MHEV
1.0 eTSI 110CV mHEV 7-velocidades DSG
1.5 eTSI 150CV mHEV 7-velocidades DSG
PHEV
1.4 eHybrid 204CV PHEV 6-velocidades DSG
GNC
1.5 TGI 130CV 6-velocidades Manual
1.5 TGI 130CV 7-velocidades DSG