Ninguém gosta de esperar, mas é uma ocorrência comum para os proprietários de veículos elétricos que percorrem longas distâncias.
No entanto, isso pode ser uma coisa do passado, uma vez que a Nyobolt revelou um protótipo de carro desportivo que pode fazer uma carga de 10 a 80% em 4 minutos e 37 segundos.
A marca afirmou que é “o dobro da velocidade da maioria dos veículos de carregamento mais rápidos” e disse que os “primeiros quatro minutos são a uma corrente constante de 500A, isto proporcionaria logo 193 km de alcance”.
No entanto, há algumas ressalvas importantes que precisam de ser mencionadas. A maior delas é o facto do protótipo ter uma bateria minúscula de 35 kWh. Para se ter uma ideia do quão pequeno é este valor, o Jeep Wrangler 4xe plug-in hybrid tem uma bateria de 17,3 kWh, enquanto o MINI Aceman EV tem baterias de 42,5 e 54,2 kWh. Isto ajuda a explicar porque é que o carro desportivo tem uma autonomia WLTP de apenas 250 km.
Embora uma bateria minúscula signifique uma autonomia minúscula, a Nyobolt tentou considerar este facto como positivo. Em particular, a empresa afirmou que a bateria é leve e capaz de carregar rapidamente.
No entanto, Nyobolt acredita que as suas baterias – que utilizam “materiais de ânodo de carbono e óxido metálico patenteados da próxima geração, design inovador de células de baixa impedância, eletrónica de potência integrada e controlos de software – são melhores. Em particular, afirmam ter resolvido os problemas relacionados com a degradação da bateria, uma vez que as suas “células de 24,5Ah já completaram com sucesso mais de 4.000 ciclos completos de carga rápida DoD (Depth of Discharge), o que equivale a mais de 600.000 milhas (965.606 km) se utilizadas no pacote Nyobolt EV, mantendo ainda mais de 80 por cento da capacidade da bateria”.