Se a parte central do volante é ocupada por um ecrã tátil ou por botões rotativos e de pressão que combinam diferentes funções é outro assunto.
Mas é essa a vantagem que o fabricante alemão de equipamentos ZF, um dos principais intervenientes no setor automóvel, destaca nesta inovação. Afinal, encontrou uma forma de deslocar o airbag para o topo da coluna de direção.
Em caso de acidente, o airbag fica alojado entre o cubo e a metade superior do aro do volante, pelo que funciona da mesma forma que atualmente. Isto liberta espaço para mais botões ou botões maiores. A ZF está também a pensar num pequeno ecrã no qual poderão ser apresentadas informações essenciais para o condutor. O que é que vai acontecer com esta inovação?
O airbag do condutor que equipa atualmente todos os automóveis novos surgiu nos anos 70 na General Motors, que equipou alguns modelos para o mercado americano. Na Europa, foi a Mercedes que o instalou pela primeira vez no Classe S, em 1981. Este airbag foi desenvolvido em colaboração com a Bosch, um dos outros grandes fornecedores alemães.