Portugueses preferem carros com cores mais neutras

23/06/2022

A Carnext, um dos principais marketplaces de carros usados na Europa nos segmentos B2C e B2B, revela quais foram as três cores de carros preferidas nos primeiros meses de 2022 em Portugal. O branco, o preto e o cinzento continuam a estar no topo das preferências dos automobilistas portugueses.

 

Se até há uns anos os carros eram escolhidos tendo por base unicamente a sua performance mecânica, hoje em dia são cada vez mais os opcionais que as marcas oferecem para atrair os clientes. Uma destas opções é a paleta de cores disponibilizada, desde as mais garridas às mais neutras, dos acabamentos mate aos brilhantes. Contudo, e apesar do parque automóvel português ser cada vez mais diversificado, os automobilistas portugueses continuam a preferir as cores mais discretas, com o branco em destaque.

Luís Lopes, Managing Diretor da Carnext para Portugal, afirmou: “O consumidor português, embora atento às tendências, continua a ser mais conservador no que respeita a cor escolhida para o seu automóvel. Trata-se de uma compra a médio e longo prazo, algo que se reflete na tomada de decisão. Na Carnext, estamos atentos aos comportamentos e escolhas dos nossos clientes, pelo que trabalhamos sempre na ótica de ter o nosso stock em concordância com as suas preferências.”

Esta é uma tendência observada em vários países europeus. No mercado europeu mais alargado, as cores neutras dominam as estradas, com o branco, mais uma vez, a estar no topo da escolha de cores entre os compradores de automóveis em Janeiro e Fevereiro deste ano, seguido do preto e do cinzento, de acordo com os dados mais recentes da CarNext.

A segurança pode ser uma das razões pelas quais os condutores optam por um carro branco. Um estudo recente, intitulado Estudo da Cor do Veículo e conduzido pelo Centro de Investigação de Acidentes da Universidade de Monash (MUARC), confirmou a crença popular de que o branco é a escolha mais segura quando se trata de se ser visível e seguro na estrada, dando força a este argumento – mesmo que, de alguma forma, mais inconsciente – aquando da aquisição de um carro.

As cores de carros mais populares nos sete principais mercados da Carnext são:
– Alemanha – preto, branco e cinzento
– Espanha – branco, preto e azul
– Franca – branco, cinzento e preto
– Itália – branco, preto e cinzento
– Noruega – preto, branco e cinzento
– Países Baixos – preto, cinzento e branco
– Portugal – branco, preto e cinzento

A plataforma digital CarNext permite aos clientes encontrar e comprar os seus carros de sonho com base nas cores dos carros, modelos, combustíveis e muito mais. Os dados não só permitem à CarNext compreender melhor as preferências dos clientes, como também asseguram que o grupo mantém o nível de stock adequado para os carros mais populares.

Como um dos primeiros marketplaces de carros usados digitais líderes na Europa, a CarNext tem vindo a utilizar a sua tecnologia para várias funções críticas, desde a gestão da procura à previsão de preços, desde o financiamento digital ao processo de pagamento. Através do estudo dos comportamentos dos clientes e da procura de soluções inovadoras, a CarNext continua a satisfazer as necessidades dos clientes e a melhorar a sua experiência de compra de automóveis.