Para proprietários de automóveis elétricos o carregamento doméstico é, sem dúvida, o modelo mais vantajoso. A coisa complica-se quando esta opção não está disponível, seja por questões técnicas ou por exigências do momento, em viagem ou numa qualquer outra situação de condução.
Mas será o carregamento em casa realmente em conta? De acordo com um estudo da Switcher Car Insurance, ligar o veículo elétrico à tomada todos os dias representa um custo que varia consideravelmente de país para país.
Alemanha pratica os preços mais altos, com valor médio de 23,57 euros para um carregamento completo em casa. Imediatamente atrás, a Irlanda, onde os carregamentos domésticos têm um custo médio de 22,25 euros. Sendo de 6,66 euros a fatura a pagar por 100 km de autonomia. Menos 0,40 euros do que na Alemanha..
Neste estudo, Portugal aparece posicionado na metade inferior da tabela, com um custo de 13,48 euros para um carregamento completo e 4,04 euros para repor 100 km de carga nas baterias.
Consideravelmente mais baixo do que os países no topo da lista, mas ainda assim aquém do que se pratica na Turquia, o país da Europa onde é mais barato carregar carros elétricos: 3,30 euros para um carregamento doméstico e 0,99 euros por cada 100 km.
Pode consultar o estudo completo aqui