SEAT inicia construção de um laboratório de baterias único e pioneiro em Espanha

09/10/2020

A SEAT continua a dar passos em frente no seu compromisso com a eletrificação. Para o efeito, a empresa já iniciou as obras do futuro Test Center Energy (TCE), o novo laboratório de baterias para automóveis que estará localizado na fábrica da SEAT em Martorell.

No novo centro, que tem um investimento superior a 7 milhões de euros, serão desenvolvidos e testados vários sistemas energéticos para veículos elétricos e híbridos.

Com uma capacidade de teste que pode chegar a 1,3 MW de forma simultânea, este espaço tornar-se-á no laboratório de baterias elétricas único e pioneiro no nosso país. A construção do TCE está incluída no plano de investimento de 5 mil milhões de euros anunciado pela empresa.

O futuro edifício, que estará concluído em abril de 2021, terá uma área de cerca de 1.500 metros quadrados e incluirá diferentes espaços de ensaio para validação de módulos de células com tecnologia iões de lítio, baterias de média e alta tensão, bem como diferentes carregadores utilizados em toda a gama de veículos eletrificados.

Está também prevista a criação de várias câmaras climáticas que permitirão testar com baterias e módulos em condições térmicas extremas, simulando assim os diferentes ambientes que uma viatura pode encontrar durante o seu ciclo de vida. Além disso, será incorporado um laboratório de eletrónica de alta tecnologia com o objetivo de desenhar, fabricar protótipos e construir interfaces para os sistemas de teste.

Além disso, será criado um workshop concebido e equipado especificamente para a experimentação de veículos eletrificados, com capacidade para trabalhar em simultâneo com até seis viaturas. Neste espaço serão realizados vários testes relacionados com o desempenho do sistema energético, a segurança funcional e a integração de funções. Para tal, os sistemas de visão artificial serão incorporados na instrumentação.

O novo TCE juntar-se-á ao laboratório combinado de baterias de baixa, média e alta tensão construído pela empresa em 2010. Durante esta década, a SEAT levou a cabo projetos de investigação nacionais e internacionais e realizou mais de 2.000 processos experimentais. Este espaço tem duas câmaras climáticas e um poder de teste de 200kW.