SEAT investe mais de 30 milhões de euros num centro de teste de motores pioneiro

28/11/2020

Na sua constante aposta pela inovação e no seu compromisso com o futuro da empresa, com foco na eletrificação, a SEAT investiu mais de 30 milhões de euros nos últimos anos para criar o centro de testes de motores mais avançado do sul da Europa. As instalações são compostas por nove bancos de ensaio multi-energia, que permitem a realização de diferentes tipos de testes com motores de combustão interna, elétricos, híbridos e GNC, com o objetivo de garantir que cumprem os requisitos de qualidade, emissões, CO2, durabilidade e desempenho comprometidos ao longo do seu ciclo de vida.

O investimento foi feito ao longo dos últimos 5 anos e resultou num centro com capacidade para realizar 14.300 testes de motores em cada ano, desde uma fase inicial do seu desenvolvimento, até aos testes que serão necessários para a sua homologação posterior.

Estas instalações incluem uma câmara climática, capaz de simular condições de condução extremas, entre -40 e +65 graus de temperatura e até 5.000 metros de altura, e uma torre automatizada com capacidade para 27 veículos, que os mantém a uma temperatura estável de 23 graus para garantir que estão em ótimo estado para os testar.

Neste Centro de Desenvolvimento de Motores, localizado no Centro Técnico, 200 pessoas trabalham divididas em 3 turnos, 24 horas por dia, 6 dias por semana. Realizam testes que permitem validar novos projetos de motorização para diferentes marcas do Grupo Volkswagen.

Uma instalação de última geração

As instalações são constituídas por nove bancos de motores, em que as suas capacidades são testadas e calibradas de acordo com o tipo de veículo em que se vai montar esse motor. Assim, durante a fase de desenvolvimento, são ajustados aspetos como injeção, ingestão de combustível ou potência, e são realizadas simulações de condução extrema que permitem ver a resposta dos motores em situações extraordinárias.

Além disso, o Centro de Desenvolvimento de Motores dispõe de um laboratório de emissões que realiza mais de 80 tipos diferentes de testes a cada veículo, como fase de pré-validação e dependendo dos requisitos de homologação estabelecidos pelas diferentes regulamentações globais.

Foram também equipados dispositivos PEMS, o sistema portátil de medição de emissões capaz de monitorizar os dados dos veículos em andamento e utilizado para realizar testes reais de emissões de condução (RDE), atualmente necessários para analisar o consumo e as emissões dos automóveis em situações reais de condução, como parte dos processos de homologação.

O centro de motores conta ainda com três bancos para testes de durabilidade, onde protótipos e veículos fazem até 200.000 km na estrada, sem qualquer pausa, enquanto o desempenho do motor é analisado em todos os momentos. Além disso, a SEAT instalou um sistema que recupera a energia gerada pelos cilindros e devolve-a sob a forma de eletricidade para posterior consumo.