SEAT lança a sua primeira plataforma de mobilidade desenvolvida pela SEAT:CODE

29/10/2020

A SEAT, através do seu centro de desenvolvimento de software SEAT:CODE, criou a sua primeira plataforma de mobilidade multimodal. Esta plataforma é o primeiro produto de software que a empresa desenvolve e comercializa para operar e gerir frotas de veículos de forma 100% digital.

O primeiro operador a utilizar esta nova aplicação foi o serviço de motosharing da SEAT MÓ, lançado na cidade de Barcelona no mês de agosto com mais de 600 eScooters. A partir de agora, a plataforma também está disponível para outras empresas e operadoras de serviços de partilha que estejam interessados em usá-la, uma vez que a sua utilização é compatível com qualquer tipo de serviço partilhados, tanto público como privado, seja de carro, moto, bicicleta ou trotinete.

A plataforma, disponível para iOS e Android, oferece um sistema de geolocalização avançado que permite monitorizar em tempo real todos os veículos que estão conectados, editar as áreas de estacionamento dos veículos ou gerir os pagamentos dos utilizadores, entre outras funções. Também oferece um interface disponível pelo operador que permite criar e editar dashboards, rastrear dados em tempo real, analisar o comportamento do utilizador ou previsão, graças à tecnologia loT.

A estratégia de TI da SEAT e o seu maior lançamento, o centro de desenvolvimento de software da SEAT:CODE, foram recentemente reconhecidos como o melhor projeto de inovação e transformação de 2020 pela CIONET. Além disso, Sebastian Grams também foi premiado com o CIO do ano em Espanha pela mesma organização. Ambos os reconhecimentos são o resultado de um trabalho de equipa com uma atitude vanguardista que permite criar projetos disruptivos.

A “máquina digital” da SEAT foi instalada em julho na sua nova sede no coração de Barcelona, nas Ramblas e, a partir daí, está a impulsionar a transformação digital da empresa de hardware para software. O desenvolvimento da nova plataforma de mobilidade tem sido realizado inteiramente pala equipa SEAT:CODE em tempo recorde, oito meses de trabalho.