SEAT transforma o seu Centro de Desenvolvimento de Protótipos e aposta na impressão 3D

21/08/2020

No seu compromisso com a inovação constante, a SEAT transformou recentemente o seu Centro de Desenvolvimento de Protótipos (CDP) localizado no coração da fábrica da SEAT em Martorell.

A empresa construiu um novo edifício de 3.000 m2 na Oficina 3, unificando assim, numa única área, todos os processos e atividades anteriores à produção em série de um novo modelo. Este espaço possui aplicações de realidade virtual nas novas instalações da fábrica e uma grande área destinada a projetos de fabrico de aditivos no novo 3D Printing Lab, que se destaca pela presença de impressoras com tecnologia de ponta, com as quais são impressas as peças de última geração para o desenvolvimento de protótipos e modelos de pré-série, com vista a futuros lançamentos.

O novo edifício inclui ainda a sala de Design for Manufacturing, onde diferentes áreas da empresa, como I&D, Qualidade, Processos e Fabrico trabalham em conjunto com os mais de 250 profissionais do Centro de Desenvolvimento de Protótipos para analisar e melhorar o produto em fases iniciais de concetualização.

Esta colaboração é fundamental para reduzir e melhorar os tempos de lançamento de futuros veículos e promover a eficiência nos processos e a gestão de recursos. Para isso, são implementadas novas tecnologias como a realidade virtual, simulando os processos de produção em série, a impressão 3D e outras tecnologias da indústria 4.0.

Desde a sua inauguração em 2007, o CDP tornou-se o elo de ligação entre os departamentos de I&D e de Produção da empresa; um lugar onde a virtualidade se torna realidade. Ao longo dos seus treze anos de existência, o espaço desenvolveu um total de 13 “concept-cars”, o IBE (2010), o Cupster (2014), o Leon Cross Sport (2015) ou o CUPRA Ateca (2018), entre outros. Além disso, e até o momento, trabalhou com 5.235 pré-série, 2.472 protótipos de teste e 224 modelos técnicos.

Graças à recente transformação, cujo investimento está incluído no plano de investimentos de 5.000 milhões de euros recentemente anunciado pela empresa, o CDP conta agora com instalações modernas de 18.000 metros quadrados de superfície no centro da fábrica de Martorell. Neles, 250 engenheiros e técnicos especializados já trabalham no desenvolvimento de novos modelos, com atenção especial para a área de eletrificação, um dos principais pilares da empresa.

Com este novo centro focado na realidade virtual, no fabrico de aditivos e na impressão 3D, a SEAT confirma a sua liderança como Smart Factory. Além disso, reitera ainda o seu compromisso com a inovação e a sua aposta com a transformação constante para a Indústria 4.0.