Stellantis e TotalEnergies acolhem Mercedes-Benz como novo sócio da ACC

27/09/2021

A Stellantis, a TotalEnergies e a Mercedes-Benz concluíram um acordo com vista à integração da Mercedes-Benz como novo sócio da Automotive Cells Company (ACC).

Na sequência desta entrada, os parceiros comprometeram-se a aumentar a capacidade industrial da ACC para um mínimo de 120 GWh até 2030. A operação está sujeita à finalização dos acordos definitivos, bem como às condições habituais de conclusão e aprovação por parte das autoridades competentes.

A ACC resulta da iniciativa levada a cabo em 2020 pela Stellantis e pela TotalEnergies, em conjunto com a sua subsidiária Saft, e que conta com os apoios das autoridades francesas, alemãs e europeias, com vista à criação de um ‘campeão’ europeu de baterias para veículos elétricos. A chegada da Mercedes-Benz à ACC demonstra os méritos desta iniciativa e os progressos industriais alcançados desde o ano passado, que serão, assim, reforçados.

A ACC tem como objetivo desenvolver e produzir baterias e módulos para veículos elétricos com um foco na segurança, desempenho e competitividade, garantindo, ao mesmo tempo, o mais elevado nível de qualidade e a menor pegada de carbono. O novo objetivo em termos de capacidade da ACC mobilizará um investimento superior a 7 mil milhões de euros, que será apoiado por subvenções públicas e financiado por capitais próprios e empréstimos.

A criação deste ‘campeão’ europeu de baterias irá ajudar a Europa a enfrentar os desafios da transição energética na mobilidade e a garantir a segurança do aprovisionamento de um componente fundamental para a indústria automóvel de veículos elétricos.

A ACC contará com o apoio de três parceiros de eleição, conjugando:

– A profunda experiência tecnológica no desenvolvimento de baterias através da Saft, uma subsidiária da TotalEnergies, que conta com mais de 100 anos de experiência na vertente das baterias e dos sistemas de baterias de longa duração;
– A Stellantis, um líder mundial de mobilidade, cuja missão é fornecer tecnologia de vanguarda para garantir liberdade de circulação para todos, através de soluções de mobilidade diferenciadoras, acessíveis, versáteis e sustentáveis;
– A experiência em investigação e desenvolvimento da Mercedes-Benz e o seu suporte ao crescimento da capacidade de produção da ACC, através nos padrões de qualidade de referência da marca.