Tecnologia e-4ORCE da Nissan transporta taça de Ramen sem deixar cair

08/03/2022

A Nissan acaba de divulgar um vídeo do projeto “Nissan e-4ORCE Balcão Ramen” que demonstra como a mais recente tecnologia de controlo de automóveis do construtor japonês pode proporcionar uma viagem confortável nos seus automóveis equipados com o sistema e-4ORCE; o que também é válido para tigelas de macarrão…

O vídeo ilustra como uma bandeja de comida motorizada com a tecnologia Nissan e-4ORCE entrega rapidamente uma taça de Ramen – mantendo a integridade da apresentação do prato típico japonês, sem entornar e sem salpicos – desde as mãos do chef até ao cliente, numa demonstração inesperada de como a tecnologia se traduz em benefícios nos automóveis da Nissan. O sistema de controlo de movimento Nissan e-4ORCE acaba de ser estreado no novo crossover totalmente elétrico da Nissan, o ARIYA, previsto para chegar ao mercado português este verão.

O e-4ORCE é a mais avançada tecnologia de controlo integral da Nissan que gere com precisão o desempenho da potência e da travagem para atingir a máxima suavidade e estabilidade. O sistema aumenta a confiança do condutor ao seguir a trajetória de condução pretendida por este sobre quase todas as superfícies da estrada, incluindo estradas molhadas e com neve, sem necessidade de alterações no estilo de condução ou correções de direção.

Os engenheiros da Nissan recorreram a motores elétricos duplos e afinaram a tecnologia de controlo de precisão do e-4ORCE para proporcionar conforto inigualável para todos os ocupantes do veículo. O mergulho em travagem da dianteira do automóvel, que pode causar desconforto no movimento, é minimizado através da travagem regenerativa diferenciada entre o motor dianteiro e traseiro, quando o automóvel está em desaceleração.

O tabuleiro de Ramen e-4ORCE utiliza o mesmo princípio de dois motores elétricos que operam de forma independente, com afinação especial dos engenheiros da Nissan para proporcionar, no balcão do restaurante, a mesma aceleração rápida e viagens suaves que o ARIYA com o e-4ORCE obtém na estrada.

Nascido da rica história da Nissan no desenvolvimento de automóveis todo-o-terreno e desportivos altamente respeitados, o e-4ORCE é o descendente espiritual do sistema de gestão de binário ATTESA E-TS do Nissan GT-R e do sistema inteligente 4X4 do Nissan Patrol.