Tecnologia “RoadSafe” da Ford ajuda condutores através de automóveis conetados

26/09/2021

Quer seja nas viagens para a escola, para o trabalho ou nas idas semanais ao supermercado, todos conhecemos troços de estrada ou locais onde são necessários mais cuidados e uma maior atenção durante a condução.

Em alguns casos, podemos mesmo preferir evitar completamente estes trajetos, procurando garantir que as nossas viagens terminam em segurança.

Para o efeito, a Ford desenvolveu o novo conceito “RoadSafe”, que poderá ajudar a alertar os condutores para locais de maior risco e disponibilizar informação deste tipo às autoridades locais, para que possam atuar em conformidade. A tecnologia “RoadSafe” da Ford utiliza um algoritmo inteligente para comprimir dados anónimos oriundos de várias fontes, incluindo veículos conectados, sensores colocados ao longo das estradas e relatórios de acidentes, a fim de identificar os locais onde existe uma maior probabilidade de ocorrência de incidentes de trânsito. Desta forma, esta informação pode ser exibida num mapa em que se identifica o nível de risco, podendo ser também utilizada para alertar os condutores sobre os pontos mais críticos.

A ferramenta digital “RoadSafe” é o culminar de quatro anos de investigação da Ford, incluindo, mais recentemente, um projeto com a duração de vinte meses financiado pelo governo britânico, conduzido em conjunto com o Oxfordshire County Council, a Universidade de Loughborough e os especialistas em sensores de IA da Vivacity Labs, com o apoio do Transport for London e da agência de inovação do Reino Unido, Innovate UK.

Para recolher os dados, os veículos conectados registam eventos de condução, como travagens, acelerações e mudanças de direção, enquanto os sensores da Vivacity, posicionados ao longo da estrada, registam os movimentos dos diferentes meios de transporte. Os sensores utilizam algoritmos de aprendizagem para detetar eventos de “quase acidentes” e são capazes de analisar padrões de movimento dos utilizadores vulneráveis da estrada, por exemplo, ciclistas e peões, e dos veículos não conectados.

Todos os dados partilhados pelos sensores são anónimos, com imagens de vídeo eliminadas na fonte, permitindo disponibilizar estradas mais seguras sem invadir a privacidade individual. A combinação dos dados dos veículos e dos sensores pode ajudar a identificar uma grande variedade de perigos, como locais onde os veículos passam demasiado perto dos ciclistas, uma paragem de autocarro mal localizada, provocando congestionamentos de tráfego, ou ainda infraestruturas mal concebidas, por exemplo, rotundas e cruzamentos que causam confusão e potenciais acidentes.