Chama-se “Kia Connect” e representa a mais recente geração da telemática de alta tecnologia da Kia. Concebido para uma interação a partir dos sistemas de bordo ou remotamente através do ecossistema de App, o “Kia Connect”, anteriormente conhecido como UVO Connect, transforma a condução numa experiência mais fácil e intuitiva, com um conjunto de funcionalidades destinadas a melhorar a conectividade, o carácter prático e o controlo por parte do condutor.
Os utilizadores também podem aceder aos Kia Connect Live Services, um conjunto de funcionalidades que recorrem a um leque mais amplo de provedores de dados de referência na sua classe para um acesso a informação de maior qualidade.
Ou seja, em vez de se limitarem a um só fornecedor de dados, os Kia Connect Live Services coligem informação proveniente de um conjunto de provedores especializados para facultarem informações sobre trânsito, disponibilidade e custos de estacionamento, localização e preços de estações de serviço e de postos de carregamento para EV, boletins meteorológicos, pesquisa de POI (“points of interest”, em português, pontos de interesse) online e informações sobre radares de velocidade (a informação sobre a localização depende da legislação em vigor em cada país).
Já quanto à app Kia Connect, esta oferece aos utilizadores a possibilidade de acederem remotamente às informações do veículo através do smartphone, como por exemplo, dados parciais e estatísticas de condução, localização do veículo e estado de bloqueio das portas. Os proprietários de EV poderão usar esta aplicação para programar o ar condicionado, ver o estado de carga do veículo, agendar operações de carregamento e verificar a autonomia de condução correspondente à carga restante.
Os utilizadores também podem verificar e alterar as definições do seu veículo, tais como preferências de navegação, rádio e Bluetooth, diretamente a partir de um smartphone. Assim, quando ligam a ignição, as suas definições são imediatamente aplicadas ao veículo, poupando-lhes tempo e fazendo de cada viagem uma experiência mais agradável.
Os utilizadores também podem aceder às funções “last mile navigation” (“navegação de última milha”) e “valet parking mode” (“modo de estacionamento com assistente”) * através da aplicação Kia Connect. A “last mile navigation” ajuda o cliente a navegar até ao seu destino final usando um smartphone, depois de o veículo estar estacionado.Para tal, recorre ao Google Maps ou a orientações de realidade aumentada (RA). O cliente pode usar depois a aplicação para navegar desde o local onde se encontram até ao ponto onde o seu veículo está estacionado. Já o “valet parking mode” permite ao cliente monitorizar remotamente o seu veículo quando este estiver a ser conduzido por outra pessoa, o que oferece uma paz de espírito acrescida.
O sistema Kia Connect será implementado na gama europeia da Kia ao longo dos próximos meses. Em Portugal, estará disponível nos modelos com navegação produzidos a partir de outubro de 2021. A aplicação Kia Connect, por seu turno, estará disponível para download através do Google Play e da Apple App.