Tom Tom lança navegação “in Dash”

26/03/2021

A TomTom, principal especialista independente em tecnologia de localização, anunciou hoje a chegada do TomTom Navigation for Automotive, uma solução de navegação híbrida nativa na cloud, desenvolvida para a indústria automóvel.

A navegação da TomTom é usada por mais fabricantes de automóveis do que qualquer outra. A iteração mais recente é nativa na cloud e com capacidade para uma definição de rotas super-rápida e atualizada, pesquisa e mapas recentes, ao mesmo tempo que pode ser utilizado em modo offline, de forma totalmente funcional. Quando não existe nenhuma ligação de dados disponível, a solução muda para o seu software e mapas integrados, tornando-os disponíveis em qualquer situação.

Os condutores vão usufruir de uma nova interface desenvolvida com base nos princípios de segurança da TomTom e facilidade de utilização. A interface intuitiva pode ser exibida no painel central, painel de instrumentos, head-up display (HUD) e ecrãs de passageiros em diferentes tamanhos e proporções.

A abordagem integrada significa que a informação importante como navegação passo-a-passo e instruções de indicação de faixa de rodagem, assim como avisos de trânsito e de perigo, podem ser projetados no HUD ou painel central do veículo, melhorando a segurança e conforto do condutor. Também pode interagir diretamente com a navegação da TomTom através de assistência de voz fácil de usar da Amazon Alexa, Cerence ou Houndify.

A próxima geração da navegação da TomTom pode ser integrada com sensores de veículos, permitindo a exibição de informação essencial relacionada com os sistemas de assistência avançada ao condutor e necessidades de reabastecimento ou recarga.

O mapeamento de alcance dinâmico ajuda os condutores a visualizar o alcance de seu veículo – especialmente importante para veículos elétricos. Se a autonomia prevista for insuficiente para chegar ao destino selecionado, o condutor é alertado para encontrar um posto de carregamento e pode aceder a uma comparação de custos dos pontos de carregamento disponíveis que estão na rota prevista e dentro do alcance. O posto de carregamento escolhido é então adicionado como ponto de passagem para o destino do condutor.

Antoine Saucier acrescenta, “Continuamos a empenhar-nos na criação de estradas mais seguras, condução mais simples e ar mais limpo. A nova navegação full-stack in-dash da TomTom está hoje preparada para aproveitar as capacidades dos veículos elétricos e automatizados do amanhã.”

A nova navegação da TomTom oferece aos fabricantes de automóveis uma rota rápida e económica para uma experiência de navegação líder. A tecnologia é facilmente integrada em qualquer sistema de infoentretenimento no veículo, como foi demonstrado por vários fornecedores líderes. A solução adaptável pode funcionar com várias marcas, linhas de automóveis – entry, volume ou premium – e tipos de veículos, em qualquer lugar do mundo. A solução é oferecida como um sistema pré-integrado e fornecida através de SDKs e APIs fáceis de usar.

O TomTom Navigation for Automotive será implementado em várias marcas e linhas de automóveis pelos principais fabricantes de automóveis globais.