A Toyota Motor Corporation (Toyota) anunciou a 22 de dezembro no Japão um novo sistema de gestão de operações para apoiar a prestação de serviços de mobilidade autónoma.
Ao anunciar a transição da Toyota de fabricante de automóveis para uma empresa de mobilidade no CES nos Estado Unidos em janeiro de 2018, o presidente Akio Toyoda também anunciou o e-Palette como um símbolo de mobilidade que vai além dos carros para fornecer serviços aos clientes e novas soluções de valor.
O e-Palette, concebido para ser um veículo autónomo, teve a sua estreia no Salão Automóvel de Tóquio de 2019. E irá fornecer um serviço de transporte circular para atletas e equipas nas vilas Olímpicas e Paraolímpicas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio, que foi adiado para julho de 2021.
A Toyota irá realizar serviços de mobilidade “just-in-time” que “vão para onde é necessário, quando necessário e à hora necessária” e que fornecem os serviços e bens necessários, quando e onde é necessário.
Desta feita, desenvolveu um sistema de gestão de operações para veículos e-Palette baseado na filosofia do Toyota Production System (TPS). Este sistema de gestão de operações será fornecido como novas funções na Plataforma de Serviços de Mobilidade da Toyota (MSPF – Mobility Service Platform) e compreenderá o Sistema de Gestão de Mobilidade Autónoma (AMMS – Autonomous Mobility Management System), para a conectividade entre veículos e na e-Palette (e-TAP -Task Assignment Platform) uma plataforma para conectar aos telemóveis das pessoas.
O sistema irá reduzir o tempo de espera do cliente e com menor congestionamento para garantir que os serviços ofereçam segurança, tranquilidade e conforto.