Toyota apresenta e-Palette para a mobilidade autónoma

29/12/2020

A Toyota Motor Corporation (Toyota) anunciou a 22 de dezembro no Japão um novo sistema de gestão de operações para apoiar a prestação de serviços de mobilidade autónoma.

Este sistema de gestão permitirá o uso real do e-Palette, um veículo 100% elétrico para aplicações de mobilidade Autono-MaaS para futuros serviços de mobilidade. Em colaboração com uma série de parceiros, este veículo está também previsto em serviços de mobilidade na Woven City, uma cidade do futuro totalmente conetada, ao mesmo tempo que visa o uso comercial do e-Palette em várias áreas e regiões nos primeiros anos da década de 20.

Ao anunciar a transição da Toyota de fabricante de automóveis para uma empresa de mobilidade no CES nos Estado Unidos em janeiro de 2018, o presidente Akio Toyoda também anunciou o e-Palette como um símbolo de mobilidade que vai além dos carros para fornecer serviços aos clientes e novas soluções de valor.

O e-Palette, concebido para ser um veículo autónomo, teve a sua estreia no Salão Automóvel de Tóquio de 2019. E irá fornecer um serviço de transporte circular para atletas e equipas nas vilas Olímpicas e Paraolímpicas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio, que foi adiado para julho de 2021.

A Toyota irá realizar serviços de mobilidade “just-in-time” que “vão para onde é necessário, quando necessário e à hora necessária” e que fornecem os serviços e bens necessários, quando e onde é necessário.

Desta feita, desenvolveu um sistema de gestão de operações para veículos e-Palette baseado na filosofia do Toyota Production System (TPS). Este sistema de gestão de operações será fornecido como novas funções na Plataforma de Serviços de Mobilidade da Toyota (MSPF – Mobility Service Platform) e compreenderá o Sistema de Gestão de Mobilidade Autónoma (AMMS – Autonomous Mobility Management System), para a conectividade entre veículos e na e-Palette (e-TAP -Task Assignment Platform) uma plataforma para conectar aos telemóveis das pessoas.

O sistema irá reduzir o tempo de espera do cliente e com menor congestionamento para garantir que os serviços ofereçam segurança, tranquilidade e conforto.