Tal como alguns construtores de automóveis anunciam veículos elétricos que só serão lançados daqui a vários anos, a Toyota faz o mesmo com os motores de combustão.
Muito antes da sua introdução nos automóveis de produção, os novos motores de combustão interna de quatro cilindros foram apresentados como desenvolvimentos em curso no final de maio. Agora, o Diretor de Tecnologia do fabricante japonês está a fornecer mais detalhes sobre o que está para vir.
Em declarações à Automotive News, Hiroki Nakajima referiu-se aos novos motores de 1,5 e 2,0 litros como uma “solução potencialmente revolucionária”. Chegou mesmo a dizer que serão “completamente diferentes” em comparação com a atual safra de ICEs. Embora os carros a hidrogénio ainda não tenham arrancado, a Toyota diz que o trabalho de desenvolvimento feito para o Mirai, que tem tido vendas lentas, ajudou os engenheiros a aprender mais sobre a eficiência térmica do motor.
Nakajima não entrou em pormenores sobre a eficiência térmica, mas a Toyota atingiu os 40% há vários anos. A Nissan apresenta uma percentagem ainda mais elevada, de 50%, graças à sua tecnologia e-Power, em que o motor de combustão funciona como gerador para alimentar uma bateria em vez de acionar as rodas. Outro fabricante de automóveis japonês, a Mazda, adoptou uma abordagem semelhante com o motor rotativo no MX-30, um crossover elétrico com aumento de autonomia.
Quanto à data em que os primeiros carros chegarão às comercialização com os novos motores, espera-se vê-los por volta de 2027. A Toyota está a desenvolver os grupos motopropulsores para funcionarem não só com combustíveis fósseis, mas também com biocombustível, hidrogénio e até combustível sintético. Nakajima afirma que esta nova família de motores “tem muito espaço para jogar”, sugerindo que existem muitos truques de engenharia que a empresa não quer divulgar por enquanto.