A Xpeng e a Volkswagen irão desenvolver uma nova arquitetura elétrica e eletrónica (E&E) que servirá de base a todos os futuros veículos elétricos a bateria produzidos na China pela VW.
Através de um “acordo principal” assinado pelos dois construtores, foram criadas duas casas de projeto em Guangzhou e Hefei, permitindo que os engenheiros da VW e da Xpeng trabalhem em conjunto nos novos sistemas. O primeiro veículo elétrico que utiliza a nova arquitetura estará pronto para entrar na linha de produção em apenas 24 meses.
Há doze meses, a VW adquiriu uma participação de 4,99% na Xpeng numa transação no valor de 700 milhões de dólares. O investimento irá expandir a presença da VW no espaço EV chinês e resultar no desenvolvimento de pelo menos dois EVs da marca alemã.
“O rápido progresso na estreita cooperação entre o Grupo Volkswagen e a XPENG sublinha o grande potencial desta parceria”, afirmou Ralf Brandstätter, membro do conselho de administração da Volkswagen. “Com o desenvolvimento conjunto de uma arquitetura E/E altamente moderna, em que ambos os parceiros contribuem com os seus conhecimentos tecnológicos, estamos agora a dar o próximo passo em conjunto. A partir de 2026, todos os veículos totalmente elétricos da marca Volkswagen na China estarão equipados com esta arquitetura muito potente e eficiente.”
Em abril, foi revelado que a nova arquitetura reduziria os custos, em parte devido à necessidade de menos 30% de ECUs. Permitirá também a implementação mais rápida de funções avançadas de condução automatizada e fornecerá suporte para atualizações sem fios.
Dois veículos de gama média deverão ser os primeiros a utilizar os novos sistemas elétricos, um dos quais será um SUV. A Plataforma Principal da China (CMP) está a ser desenvolvida em conjunto pela Volkswagen China Technology Company, SAIC Volkswagen e FAW-Volkswagen e será utilizada para modelos mais económicos, incluindo pelo menos quatro veículos VW mais pequenos.