A Caterham anunciou a sua colaboração com a Yamaha Motor para o grupo motopropulsor totalmente elétrico do automóvel desportivo Project V.
O modelo, apresentado sob a forma de conceito no Festival de Velocidade de Goodwood de 2023, está a aproximar-se da produção, embora o seu lançamento no mercado seja provavelmente adiado para depois de 2026.
A Yamaha fornecerá um eixo elétrico “de ponta” para o protótipo, ajudando a Caterham a passar o seu novo modelo para a próxima fase de desenvolvimento. Diz-se que o “grupo motopropulsor elétrico compacto e leve” se mantém fiel ao ADN dos modelos Caterham. A Yamaha também irá oferecer a sua tecnologia e experiência em “controlo de movimento de veículos”.
O conceito foi equipado com um motor elétrico montado na traseira que produz 272 CV. A Caterham não mencionou a potência do e-eixo de origem Yamaha, que muito provavelmente corresponderá às especificações originais. Afinal, o conceito Subaru STI E-RA 2022 veio equipado com quatro motores eléctricos de origem Yamaha com 272 CV cada.
De acordo com as estimativas originais do ano passado, o Project V acelerará dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos e atingirá uma velocidade máxima de 230 km/h. Um conjunto de baterias de iões de lítio com uma capacidade de 55 kWh, tem uma autonomia WLTP de 400 km e suporta até 150 kW de carregamento DC.
A Caterham também atribuiu à empresa de engenharia japonesa Tokyo R&D a construção de um protótipo do Project V, que o construtor britânico pretende ter pronto em meados de 2025.Inicialmente, a empresa queria colocar o Project V em produção até 2026, mas parece que este objetivo foi alterado. Em declarações à Autocar, o CEO da Caterham, Bob Laishley, disse que não quer especular sobre a data de produção do desportivo elétrico, acrescentando que “2026 será um desafio”.
Laishley revelou que a Caterham ainda não decidiu sobre o local de produção do Project V, que não será fabricado na fábrica de Dartford, no Reino Unido. A Caterham é propriedade da VT Holdings, um grupo de investimento sediado na cidade japonesa de Nagoya, que detém vários concessionários e importadores de automóveis.