Rebatizada esta nova versão de “Newbird”, este veículo é um exemplar único, sendo movido pelo sistema de transmissão 100% elétrico do Leaf.
O NISSAN BLUEBIRD ORIGINAL TEVE DE SER AMPLAMENTE MODIFICADO PARA INTEGRAR O SISTEMA DE TRANSMISSÃO ELÉTRICO DO LEAF.
O motor de combustão a gasolina e a caixa de velocidades originais foram removidos e um motor elétrico, inversor e bateria de 40 kWh foram instalados, com os módulos de bateria divididos entre o compartimento do motor e a bagageira para uma distribuição de peso mais otimizada.
Os sistemas de direção hidráulica, travagem e aquecimento foram modificados para permitir o seu acionamento elétrico. Uma nova suspensão foi instalada também para suportar o peso adicional das baterias.
Para mostrar que este não é um Bluebird normal, o emblema original do capot recebeu uma luz de fundo LED para quando o veículo está parado.A fábrica de Sunderland foi inaugurada oficialmente em setembro de 1986 e está em operação desde então. O primeiro carro da linha de produção de Sunderland em 1986 foi o Bluebird Job 1. A produção do Bluebird totalizou 187.178 unidades de 1986 a 1990.
A tampa de combustível original dá agora acesso à porta de recarga.
A bateria pode ser recarregada com até 6,6 kW e o original painel de instrumentos do condutor foi conectado ao sistema elétrico para permitir que o medidor de combustível mostre o estado de carga da bateria.
Até 209 km de alcance
Embora não homologado, a autonomia do veículo com uma única carga é estimada em cerca de 209 km (sujeito a fatores ambientais e ao estilo de condução) com um tempo de 0-100 km/h de pouco menos de 15 segundos.
A conversão deste clássico automóvel foi gerida pela Kinghorn Electric Vehicles, uma empresa familiar com sede em Durham, no nordeste da Inglaterra (a apenas 24 km da fábrica de Sunderland).
A Kinghorn EV é especializada na conversão de viaturas clássicas em modelos totalmente elétricos usando motores, inversores e baterias Nissan Leaf de segunda vida.