Clássico Nissan Bluebird convertido em veículo elétrico

22/12/2021

Para assinalar os 35 anos de produção da fábrica de Sunderland, em Inglaterra, a Nissan encomendou uma conversão muito especial do Bluebird – o primeiro modelo que saiu da linha de produção desta fábrica em 1986.

Rebatizada esta nova versão de “Newbird”, este veículo é um exemplar único, sendo movido pelo sistema de transmissão 100% elétrico do Leaf.

O NISSAN BLUEBIRD ORIGINAL TEVE DE SER AMPLAMENTE MODIFICADO PARA INTEGRAR O SISTEMA DE TRANSMISSÃO ELÉTRICO DO LEAF.

O motor de combustão a gasolina e a caixa de velocidades originais foram removidos e um motor elétrico, inversor e bateria de 40 kWh foram instalados, com os módulos de bateria divididos entre o compartimento do motor e a bagageira para uma distribuição de peso mais otimizada.

Os sistemas de direção hidráulica, travagem e aquecimento foram modificados para permitir o seu acionamento elétrico. Uma nova suspensão foi instalada também para suportar o peso adicional das baterias.

A fábrica de Sunderland foi inaugurada oficialmente em setembro de 1986 e está em operação desde então. O primeiro carro da linha de produção de Sunderland em 1986 foi o Bluebird Job 1. A produção do Bluebird totalizou 187.178 unidades de 1986 a 1990.

Para mostrar que este não é um Bluebird normal, o emblema original do capot recebeu uma luz de fundo LED para quando o veículo está parado.
A tampa de combustível original dá agora acesso à porta de recarga.

A bateria pode ser recarregada com até 6,6 kW e o original painel de instrumentos do condutor foi conectado ao sistema elétrico para permitir que o medidor de combustível mostre o estado de carga da bateria.

Até 209 km de alcance

Embora não homologado, a autonomia do veículo com uma única carga é estimada em cerca de 209 km (sujeito a fatores ambientais e ao estilo de condução) com um tempo de 0-100 km/h de pouco menos de 15 segundos.

A conversão deste clássico automóvel foi gerida pela Kinghorn Electric Vehicles, uma empresa familiar com sede em Durham, no nordeste da Inglaterra (a apenas 24 km da fábrica de Sunderland).

A Kinghorn EV é especializada na conversão de viaturas clássicas em modelos totalmente elétricos usando motores, inversores e baterias Nissan Leaf de segunda vida.

George Kinghorn, responsável da Kinghorn Electric Vehicles, salienta que “a conversão de veículos mais antigos em elétricos proporciona o uso diário desses icónicos modelos vintage – agradáveis de dirigir e, o que é mais importante, não produzem emissões prejudiciais. Com este projeto, pensamos ter criado um carro que captura a alma do Nissan Bluebird, com o coração de um Nissan Leaf”.