Publicidade Continue a leitura a seguir

Condutores que optam por comprar usados começam a olhar para hipótese elétrica

Publicidade Continue a leitura a seguir

66% dos portugueses entrevistados mostra-se confiante para comprar um veículo elétrico ou híbrido usado, dá conta o Barómetro de Mobilidade da CarNext.

A tendência de compra de automóveis elétricos e híbridos vai crescer entre os condutores que optam por um veículo usado, de acordo com o primeiro Barómetro da Mobilidade da CarNext, marketplace digital de viaturas usadas nos segmentos B2C e B2B.

Segundo o Barómetro de Mobilidade da CarNext, o mercado dos usados não é alheio já à opção por modelos elétricos e híbridos e, de acordo com a CarNext, 66% dos condutores portugueses sente-se à vontade para adquirir um modelo elétrico ou híbrido usado.

A faixa etária 18-23 anos lidera esta tendência (75%), seguindo-se o intervalo 46-55 anos (69%) e 36-45 anos (67%). Entre os inquiridos com filhos com idades dos 0 aos 17 anos, 69% avançaria com a compra.

O impacto ambiental é um fator em crescendo na decisão de compra de uma viatura, com 86% dos condutores portugueses a confirmar que estas questões terão um peso maior nos próximos anos e a colocar Portugal no topo da tabela. Seguem-se Itália (85%) e Espanha (83%). Em Portugal, 87% dos condutores entre os 24-35 e os 36-45 anos confirma este comportamento, seguidos pelos inquiridos mais jovens, 18-23 anos, (85%) e pelos condutores com 46 a 55 anos (82%).

Condutores mais conscientes do impacto ambiental das suas ações

Segundo este Barómetro, 74% dos entrevistados portugueses revela igualmente ter-se tornado mais consciente do impacto ambiental das suas ações desde o início da pandemia por COVID-19. Um comportamento que prevalece entre os inquiridos com idades compreendidas entre os 24-35 anos e 36-45 anos (76%). Seguem-se os intervalos 18-23 anos (72%) e 46-55 anos (70%).

“OS CONDUTORES E AS PRÓPRIAS MARCAS MOSTRAM-SE CADA VEZ MAIS ATENTOS À SUA PEGADA ECOLÓGICA”, DIZ LUÍS LOPES, CARNEXT

O estudo adianta também que, em Portugal, 86% dos condutores afirma estar interessado em saber mais sobre escolhas sustentáveis na mobilidade no futuro. Os condutores italianos partilham a percentagem dos portugueses, enquanto 88% dos espanhóis inquiridos manifesta esta intenção.

De acordo com Luís Lopes, Managing Director da CarNext em Portugal, “este estudo confirma que as preocupações ambientais são uma realidade nos dias de hoje e é inevitável que se tornem cada vez mais relevantes na compra de um carro nos próximos anos. Os condutores e as próprias marcas mostram-se cada vez mais atentos à sua pegada ecológica e ao impacto ambiental das suas ações, algo visível no parque automóvel mais recente”.

“O comportamento natural do setor automóvel transportará esta realidade para o mercado dos usados”, conclui Luís Lopes.