Este ano, a fábrica de pneus da Continental em, Portugal, está a comemorar o seu 30º aniversário. Em 2 de julho de 1990, os colaboradores em Vila Nova de Famalicão produziram na nova empresa os primeiros pneus para automóveis.

Até ao final daquele ano, cerca de 6.000 pneus saíram diariamente da unidade industrial. Em quatro anos a produção triplicou para 18 000 pneus por dia. Até à data saíram das linhas de produção quase 350 milhões de pneus “Made in Lousado”.

A fábrica de Lousado implementou tecnologias de topo na produção de pneus, com uma equipa altamente qualificada nos processos de fabricação, treinada desde o início com programas de formação nas próprias instalações, mas também no exterior e na rede global do Grupo Continental, hoje com 23 fábricas no mundo.

Ao longo dos anos o número de colaboradores cresceu de acordo com o constante desenvolvimento da empresa. Enquanto a fábrica empregava inicialmente 900 pessoas, hoje existem mais de 2.300 colaboradores. A formação profissional superior ao exigível por lei e o conhecimento específico das principais tecnologias, novos processos e compostos, fazem da equipa de Lousado um parceiro de confiança para os maiores construtores de automóveis da Europa, Ásia e Américas, bem como para o mercado de substituição.

Produzindo inicialmente só pneus para automóveis e viaturas comerciais ligeiras, os pneus SUV foram adicionados em 2005, seguidos pelos pneus de alta performance em 2013. Ao mesmo tempo, novos equipamentos foram instalados e a unidade de produção foi sucessivamente ampliada.

A fábrica de produção de pneus da Continental em Portugal é uma história de sucesso. Em várias etapas, a fábrica foi ampliada em cerca de sete vezes em relação à sua área inicial, o número de postos de trabalho aumentou duas vezes e meia e um grande número de novas linhas de pneus tem vindo a ser introduzido.

Melhor do que as palavras, estes números falam por si. Atualmente a fábrica de Lousado é uma das unidades mais importantes da Continental no mundo dos pneus. Desde o seu arranque, foram vulcanizados cerca de 345,9 milhões de pneus para carros, 52.000 pneus para uso agrícola e cerca de 4.000 pneus para portos e minas. A empresa é a 5ª maior exportadora em Portugal.

O Grupo Continental em Portugal com a Continental Mabor, Continental Pneus, Continental Indústria Têxtil do Ave, Continental Lemmerz, Continental Teves, Continental Advanced Antenna e Continental Engineering Services, em 2019 tinha no seu quadro permanente cerca de 3600 colaboradores e o volume total de negócios ascendeu, a mais de 1,27 milhões de euros.